O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro arranca hoje com a campanha «CSI – Cancro Sob Investigação», nas praias do litoral norte do país. Com duração até 15 de setembro, a iniciativa “inclui ações de informação e de alguma foto-educação, permitindo ajudar as pessoas a conhecer melhor a sua pele e a perceberem os sinais de risco”, afirma Cristiana Fonseca, responsável do projeto.

«CSI – Cancro Sob Investigação» vai decorrer, no total, em 40 praias de bandeira azul. Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Esposende, são alguns dos concelhos onde se vão realizar as ações de sensibilização para os riscos da exposição solar. A campanha, co-financiada pelo Alto Comissariado para a Saúde, é circunscrita ao litoral norte do país por ser “fruto de uma candidatura levada a cabo pelo Núcleo Regional Norte da LPCC, razão pela qual tem essa abrangência geográfica”, declara Cristiana Fonseca.

A iniciativa informativa sobre sinais, cancro de pele, tipos de pele, grupos de risco, proteção solar, e adoção de hábitos de exposição solar mais adequados, conta também com a realização de exames cutâneos dirigidos aos grupos de risco executados por equipas de técnicos voluntários, que vão estar ligados por equipamentos de alta tecnologia a dermatologistas da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Os dermatologistas de serviços podem observar lesões potencialmente suspeitas, com o recurso à telemedicina, macroscopicamente e microscopicamente, através de uma dermatoscopia digital computorizada, um exame que mapeia os sinais, em diferentes ampliações, para posterior comparação de eventuais alterações.

Em Portugal, surgem anualmente cerca de 10 mil novos casos de cancro cutâneo. A especialista Cristiana Fonseca afirma que a melhor forma de prevenir o cancro da pele passa por “ utilizar sabiamente a sombra, evitando a exposição solar entre as 11 e as 16 horas, altura em que a incidência de radiação UV é maior. Além disso, a utilização de t-shirt, chapéu, óculos de sol e, claro, protetor solar de factor elevado (o 50 será o mais seguro).”
 
 

29 de junho de 2012

@SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.