"Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 485 casos confirmados [acumulados] de covid-19", refere o instituto em comunicado, esclarecendo que se trará de 13 casos importados (cinco provenientes da Polónia, três do Reino Unido, dois de Espanha, dois da região Norte de Portugal e um dos Países Baixos) e um de transmissão local, associado a outro recentemente diagnosticado na comunidade.

A região autónoma passa a contabilizar 197 infeções ativas, das quais 167 foram identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 30 são de transmissão local.

"Relativamente à residência dos casos ativos, 148 são não-residentes e 49 são residentes na região", adianta o IASAÚDE, apontando que 84 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 112 em alojamento próprio e uma está internada na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Central do Funchal.

Hoje há mais uma recuperação a reportar, sendo que o arquipélago passa a contabilizar 287 casos recuperados, mantendo-se o registo de um óbito associado à covid-19.

"No total, há 26 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, uma proveniente da operação de rastreio do aeroporto e 25 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24", explica o IASAÚDE.

O instituto informa também que um dos casos em estudo diz respeito a um adulto que tem como contactos próximos duas crianças que frequentam um estabelecimento de ensino no concelho do Funchal.

"As crianças em causa permanecem em isolamento profilático e o estabelecimento de ensino ativou o respetivo plano de contingência", refere.

Atualmente, 14.631 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 de julho, há a reportar um total cumulativo de 101.292 colheitas para teste ao novo coronavírus realizadas até às 17:30 de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.635 pessoas dos 149.443 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.