Em comunicado enviado à agência Lusa, a comissão administrativa explica que quatro dos 15 residentes infetados estão hospitalizados.

“Há um total de 63 residentes negativos, dos quais 10 nunca positivaram. Continuamos a aguardar o resultado de quatro testes, temos a lamentar 14 óbitos de residentes com covid-19”, lê-se no documento.

Ao nível dos funcionários, a mesa administrativa da SCMP indica que num universo de 92 colaboradores estão quatro infetados e “dois suspeitos”, continuando a instituição ao nível da mão de obra a debater-se com “24 baixas de várias ordens”.

O surto na SCMP foi detetado em 12 de novembro, tendo sido sinalizados na altura 70 utentes e 20 funcionários infetados.

“Estas notícias permitem-nos começar a acreditar e ter a expectativa de que, um mês depois [início do surto], finalmente a situação começa a estabilizar”, acrescenta.

Apesar do “otimismo” com que a comissão administrativa encara estes dados, a instituição ressalva ainda que continua a “manter todos os cuidados e a envidar os esforços necessários” para garantir a segurança e a integridade da saúde de residentes e funcionários.

De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), o distrito de Portalegre conta com um total de 40 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento é referido que o distrito regista 576 casos ativos, 1.044 casos recuperados e 29 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.

A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 173 casos. Seguem-se Marvão, com 76 casos ativos, Gavião (59), Castelo de Vide (50), Nisa (43), Crato (41), Alter do Chão (37), Elvas (25), Campo Maior (19), Ponte de Sor (16) e Monforte (15).

O concelho de Arronches tem oito casos ativos, Avis e Fronteira seis cada, e o concelho de Sousel não apresenta hoje qualquer caso ativo.

A ULSNA indica que foram feitos até hoje 33.641 testes de diagnóstico no distrito.

Portugal contabiliza pelo menos 5.733 mortos associados à covid-19 em 353.576 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.