De acordo com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo (SCMAT), David Esteves, o surto foi detetado no dia 05 de janeiro, tendo atingido o seu “máximo” quando infetou “todos os utentes do lar”, num total de 26, e ainda 16 funcionários.

“Nós, felizmente, devemos ser quase um caso único”, porque “não tivemos qualquer falecimento de utentes. O caso está resolvido, estamos aos poucos a receber as altas dos médicos de família”, disse.

David Esteves referiu também que já foi comunicada à delegada de saúde “a situação de alta clínica dos utentes” e que, agora, a instituição vai “entrar na lista de espera para a vacinação”, para a administração “da primeira dose”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.482 pessoas dos 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.