Em comunicado, a Câmara de Boticas explica que o lar de terceira idade Nossa Senhora da Livração e o Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT) foram alvo de um rastreio à covid-19, que detetou 41 casos entre utentes e 19 entre funcionários.

A autarquia liderada por Fernando Queiroga esclarece ainda que “todos os funcionários e utentes já tinham recebido a primeira dose da vacina [contra a covid-19] há cerca de uma semana” e que se apresentam “bem de saúde e assintomáticos”.

“Os casos positivos identificados estão devidamente isolados, em alas separadas, e com acompanhamento médico e de enfermagem 24 horas por dia, acompanhando o aparecimento de possíveis sintomas”, descreve a instituição.

Refere, ainda, que “foi possível isolar e tratar os utentes nas próprias estruturas” da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, garantindo a “total segurança e salvaguarda dos utentes que se encontram negativos”.

A Câmara de Boticas assegura que “está a acompanhar de perto o evoluir da situação” em parceria com a Misericórdia e lembra os funcionários da que “estão a ser verdadeiramente incansáveis e solidários, abdicando da sua vida pessoal para poderem tratar dos utentes”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.129.368 mortos resultantes de mais de 99,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 10.469 pessoas dos 636.190 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.