Em comunicado, a Câmara Municipal de Oeiras refere que, apesar de permitir a retoma desta modalidade desportiva, o acesso ao passeio marítimo e praias continuará interdito para as restantes atividades.

Na nota, a Câmara de Oeiras explica que a decisão decorre de um despacho assinado hoje pelo presidente do município, Isaltino Morais, que desta forma autoriza a prática do ‘surf’ nas praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias, desde que seja feito de forma individual.

“Esta exceção [...] não isenta do cumprimento escrupuloso das determinações da DGS [Direção-Geral de Saúde] e demais legislação em vigor, assim como dos regulamentos da Federação Portuguesa de Surf”, lê-se na nota da autarquia.

Há um mês, após um Conselho de Ministros extraordinário, o primeiro-ministro, António Costa pediu aos autarcas que, tal como fizeram em março e em abril do ano passado, "limitassem o acesso a locais de grande concentração de pessoas, como o acesso a frentes marítimas".

António Costa pediu ainda que fosse sinalizada a proibição de utilização de bancos de jardins, parques infantis ou equipamentos desportivos, "mesmo de desportos individuais como ténis ou 'padel'".

Quanto aos jardins, o primeiro-ministro adiantou que tinha sido determinada a proibição da permanência em espaços públicos, "que podem ser frequentados, mas não como locais de permanência".

O anúncio de António Costa ocorreu numa altura em que Portugal vivia “o momento mais grave da pandemia”, com os registos máximos de casos de infeção pelo novo coronavírus e de mortes associadas à covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.441.926 mortos no mundo, resultantes de mais de 110,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.821 pessoas dos 794.769 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.