A Câmara de Santo Tirso, em articulação com a autoridade de saúde local, a Segurança Social, a Proteção Civil e a instituição, coordenou a transferência do centro gerido pela Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso para o centro infantil, informou a autarquia em comunicado.

A decisão de retirar as quatro crianças do centro de acolhimento "foi hoje tomada pela autoridade de saúde local, em resposta aos rastreios positivos confirmados pelos testes realizados a todos os utentes e funcionários daquela estrutura residencial da ASAS", acrescenta a nota de imprensa.

Das 20 crianças atualmente institucionalizadas naquele centro, "quatro tiveram resultados positivos ao teste, 15 deram negativo e uma foi inconclusivo", acrescenta a comunicação da autarquia, que informa ainda que "também os 25 funcionários daquela estrutura foram rastreados, sendo que 23 deram negativo e dois esperam ainda o resultado do teste".

Os testes em causa foram realizados na sexta-feira, "tendo as quatros crianças sido transferidas para o Centro Infantil da Cruz Vermelha, uma estrutura que está temporariamente fechada", esclareceu o presidente da câmara, Alberto Costa, citado no documento.

Garantindo que o processo de transferência das crianças seguiu "as normas e recomendações da Direção-Geral da Saúde para situações de emergência", o autarca informou que "as crianças encontram-se bem" e que "irão ser acompanhadas diariamente pela autoridade de saúde e pela instituição".

Acrescenta a comunicação da autarquia que o Centro de Acolhimento Temporário Renascer ira "manter-se em funcionamento, por orientação da autoridade de saúde local, havendo apenas lugar à higienização daquela estrutura que acolhe crianças em situação de risco".

Portugal regista 687 mortos associados à covid-19 em 19.685 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.