De acordo com uma nota divulgada, a enfermaria em questão, onde estavam seis pessoas internadas, vai ser submetida a “uma desinfeção, depois da deteção de casos” da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Enquanto esta intervenção decorrer, os doentes que estavam na enfermaria em questão “serão transferidos de forma transitória para outras zonas do serviço e do Centro Hospitalar”.

O comunicado acrescenta que, assim que estiver concluída a desinfeção, o espaço “continuará a funcionar com toda a normalidade”.

O CHULN sublinha que depois, da deteção de pessoas contagiadas em uma enfermaria da Pneumologia do Santa Maria, os doentes e os profissionais que estavam neste serviço “foram todos rastreados”.

Dos cerca de 90 testes realizados, “mais de 70 foram negativos”, explicita a nota.

“Além de três doentes infetados, transferidos para enfermarias dedicadas à covid-19, 11 profissionais – cinco enfermeiros e seis assistentes operacionais - testaram positivo e apresentam quadros clínicos ligeiros”, prossegue o comunicado, acrescentando que “os restantes doentes foram já testados duas vezes e continuam todos negativos”.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse, na quarta-feira, que nove profissionais de saúde e três doentes do Santa Maria testaram positivo à presença da covid-19.

A nível global, de acordo com um balanço feito pela France-Presse, a pandemia já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.277 pessoas das 29.912 confirmadas como infetadas, e há 6.452 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.