"Houve uma operação de testagem de 200 imigrantes em 'hostels' [pensões] de Lisboa este fim de semana, numa ação conjunta entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e outros serviços do MAI [Ministério da Administração Interna], o Alto Comissariado das Migrações, a Segurança Social e a Câmara Municipal de Lisboa, através dos serviços de Proteção Civil", revelou António Lacerda Sales.

E acrescentou: "Os primeiros 33 resultados de sábado foram negativos e aguardamos pelos restantes resultados".

Segundo o responsável, "o princípio é e será sempre o mesmo: quando há condições para manter as pessoas nos locais de origem em isolamento, devem permanecer nestes locais", e apenas quando "há situações de sobrelotação é que são procuradas outras soluções".

O governante falava na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde sobre a evolução da pandemia em Portugal.

O Ministério da Administração Interna adiantou à Lusa que vão ser testados cerca de 500 requerentes de asilo alojados em seis unidades em Lisboa, isto, depois de, há uma semana, terem sido detetados mais de uma centena de migrantes infetados com covid-19 num 'hostel' de Lisboa.

Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).

Das pessoas infetadas, 995 estão hospitalizadas, das quais 176 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou 1.329 para 1.357.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.