Um dos espaços vai funcionar na antiga ala de obstetrícia e outro no edifício dos antigos serviços administrativos do hospital.

O novo espaço, que é propriedade da Misericórdia, está preparado para receber idosos que tenham de ser retirados dos lares para isolamento ou quarentena, segundo o município.

Em Amarante, há 11 instituições com respostas sociais para idosos, prestando apoio a cerca de 850 utentes, segundo a autarquia, acrescentando que, ainda esta semana, vão começar a ser testados à covid-19 os profissionais dos lares.

A edilidade tem também assegurado, entre outras medidas, um serviço de teleassistência aos idosos, com acompanhamento de técnicos do município, e apoio psicológico aos agregados carenciados.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal regista 599 mortos associados à covid-19 em 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 32 mortos (+5,6%) e mais 643 casos de infeção (+3,7%).

Das pessoas infetadas, 1.200 estão hospitalizadas, das quais 208 em unidades de cuidados intensivos, e 383 foram dadas como curadas.

Portugal está em estado de emergência desde 19 de março, que deverá ser renovado esta semana por um novo período de 15 dias.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.