Um dos espaços vai funcionar na antiga ala de obstetrícia e outro no edifício dos antigos serviços administrativos do hospital.

O novo espaço, que é propriedade da Misericórdia, está preparado para receber idosos que tenham de ser retirados dos lares para isolamento ou quarentena, segundo o município.

Em Amarante, há 11 instituições com respostas sociais para idosos, prestando apoio a cerca de 850 utentes, segundo a autarquia, acrescentando que, ainda esta semana, vão começar a ser testados à covid-19 os profissionais dos lares.

A edilidade tem também assegurado, entre outras medidas, um serviço de teleassistência aos idosos, com acompanhamento de técnicos do município, e apoio psicológico aos agregados carenciados.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal regista 599 mortos associados à covid-19 em 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 32 mortos (+5,6%) e mais 643 casos de infeção (+3,7%).

Das pessoas infetadas, 1.200 estão hospitalizadas, das quais 208 em unidades de cuidados intensivos, e 383 foram dadas como curadas.

Portugal está em estado de emergência desde 19 de março, que deverá ser renovado esta semana por um novo período de 15 dias.