A ilha de São Miguel, a maior e mais populosa dos Açores, volta a concentrar o maior número de novos casos, com o concelho da Ribeira Grande a registar 14 novos doentes (oito na Matriz, dois no Pico da Pedra, um em Rabo de Peixe, um na Ribeirinha, um na Conceição e um em São Brás).
Em Ponta Delgada há também 14 novos casos (três nas Capelas, dois nos Arrifes, dois nos Fenais da Luz, dois na Relva, um na Fajã de Cima, um em São José, um nos Ginetes, um em São Vicente Ferreira e um na Candelária).
O concelho da Lagoa conta hoje com 10 novos casos (cinco no Rosário, quatro em Santa Cruz e um em Água de Pau), ao passo que Vila Franca do Campo tem três novos casos (dois em Água de Alto e um em São Miguel) e Povoação volta a ter um caso positivo, na Ribeira Quente.
Segundo o comunicado de hoje da Autoridade de Saúde Regional, entre os novos casos detetados em São Miguel, “dois são referentes a viajantes, ambos não residentes, um com teste positivo ao 6.º dia e outro antes do início de viagem interilhas que teve teste positivo à chegada de Portugal continental”.
Todos os restantes casos em São Miguel “foram diagnosticados em contexto de transmissão comunitária”.
No Faial, há um novo caso (Praia do Norte), referente “à integração de mais um caso positivo numa das cadeias de transmissão local primária existentes naquela ilha”.
Nas últimas 24 horas foram realizadas 2.700 análises nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório não convencionado e registaram-se 78 recuperações em São Miguel.
Hoje estão internados cinco doentes (menos quatro do que na segunda-feira), quatro dos quais no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel e um no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira.
Nos Açores não há atualmente doentes com covid-19 em cuidados intensivos.
Estão ativas duas cadeias de transmissão local primária, no Faial.
O arquipélago conta presentemente com 312 casos positivos ativos, sendo 287 em São Miguel, 11 na Terceira. 10 no Faial,01 em São Jorge e 01 Santa Maria.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.165 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.685 pessoas e falecido 33.
“Desde 31 de dezembro de 2020 e até 17 de junho, foram administradas nos Açores 187.119 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 109.258 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 77.861 pessoas com ambas as doses”, no âmbito do Plano Regional de Vacinação, refere ainda o comunicado.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.875.359 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 17.068 pessoas e foram confirmados 865.806 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Comentários