De acordo com o boletim de hoje da Autoridade de Saúde Regional, todos os novos casos reportados em São Miguel “são em contexto de transmissão comunitária”, sendo três no concelho da Lagoa, 13 no concelho de Ponta Delgada, 10 no concelho da Ribeira Grande e três no concelho de Vila Franca do Campo.

Em Santa Maria, foram diagnosticados cinco casos em Vila do Porto, enquanto na Terceira regista-se um novo caso no concelho de Angra do Heroísmo e no Faial foram reportados mais quatro casos, no concelho da Horta.

Os novos casos resultam de 2.414 análises realizadas em laboratórios de referência da Região.

Nas últimas 24 horas registaram-se também oito recuperações, todas em São Miguel, sendo duas no concelho do Nordeste, cinco em Ponta Delgada e uma em Vila Franca do Campo.

Estão 14 doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, quatro dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.

A Região regista hoje 391 casos ativos, sendo 372 em São Miguel (29 no concelho de Lagoa, 162 em Vila Franca do Campo, 62 na Ribeira Grande, 36 no concelho do Nordeste, 29 no concelho da Lagoa e quatro no concelho da Povoação), 10 no Faial (concelho da Horta), três na Terceira (ambos no concelho de Angra do Heroísmo), cinco em Santa Maria (em Vila do Porto) e um nas Flores (concelho de Santa Cruz).

Existem presentemente 1.346 vigilâncias ativas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.614 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.082 pessoas e faleceram 30.

Há presentemente uma cadeia de transmissão partilhada entre São Miguel e a Terceira e 199 foram extintas.

Na nota da autoridade de saúde é também referido que, “desde 31 de dezembro de 2020 e até 08 de abril, 56.725 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago, 39.003 com a primeira dose e 17.722 com a segunda”, no âmbito da primeira fase do Plano Regional de Vacinação.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.987.891 mortos no mundo, resultantes de mais de 139 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.937 pessoas dos 829.911 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.