A decorrer no dia 26 de maio, o VII Congresso Ibérico de Atividade Física e Desporto é co-organizado pelo Centro de Formação da Clínica das Conchas e pelo Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

De acordo com um dos elementos da Comissão Organizadora do Congresso, Vânia Loureiro, docente no IPBeja, abordar-se-ão um conjunto de temáticas de relevo, como o treino de força na terceira idade, treino corretivo na prevenção de lesões ou o treino intervalado de alta intensidade (HIIT).

Os 10 desportos que queimam mais calorias
Os 10 desportos que queimam mais calorias
Ver artigo

"Para cada uma destas temáticas tivemos o cuidado de convidar formadores que aliassem vasto conhecimento teórico e prático no seu contexto de lecionação", explica a organização em comunicado.

Rodrigo Ruivo, doutorado em Motricidade Humana e Coordenador do Centro de Exercício da Clínica das Conchas, é um dos palestrantes e falará sobre treino funcional na prevenção de lesões.

"No pensamento de algumas pessoas existe a associação deste termo com exercícios realizados de modo acrobático e quase circense e a convicção de que esta é a melhor forma de treinar determinado grupo muscular ou condição física. No entanto, um exercício funcional é um exercício que prepara a estrutura para uma determinada função. Poderá ser um exercício analítico ou poli-articular que permitirá um transfer positivo para uma tarefa quotidiana ou desportiva do sujeito que a pratica", explica o especialista.

"Através do treino interessa aos profissionais de exercício físico melhorar a funcionalidade das pessoas, otimizar o modo como se movimentam e procurar a prevenção de lesões através do respeito pelos princípios do treino", acrescenta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.