Constituído por 11 palestras, o ciclo, que “é um convite a uma viagem pelas fronteiras do conhecimento científico”, tem início no dia 25 e prolonga-se até 15 de julho, anunciou hoje o Rómulo, que é Centro Ciência Viva daquela Universidade e é dirigido por Carlos Fiolhais.

“Destinadas ao público em geral” (e de acesso livre), as sessões, que terão lugar nas instalações do centro Rómulo, pretendem “dar a conhecer aos cidadãos interessados o estado atual do conhecimento científico em diversas áreas da ciência, como sejam a física, a química, a biologia, a matemática, a astronomia, a antropologia, a genética e a saúde humana”, afirma uma nota do Centro hoje enviada à agência Lusa.

Os palestrantes convidados são “cientistas reconhecidos, nacional e internacionalmente pela excelência da sua investigação científica e são também excelentes comunicadores da sua ciência ao grande público”, afirmam os promotores do ciclo.

Os oradores apresentarão, “numa linguagem acessível a todos”, os desafios com que se deparam os cientistas daquelas áreas, destacando “os contributos para o dia-a-dia resultantes do avanço do conhecimento científico”, assegura o Rómulo.

O biólogo Jorge Paiva, que é investigador no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e foi galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2014, é o palestrante da primeira sessão que, agendada para o dia 25, às 18:00, se deterá sobre a “Biogeografia da cor”.

O ciclo, que é coordenado pelo bioquímico e comunicador de ciência António Piedade, prossegue com os “Desafios da química no século XXI”, pelo químico e docente da Universidade de Aveiro Paulo Ribeiro-Claro.

Claudio E. Sunkel, geneticista, Alexandre Castro Caldas, neurocientista, Carlos Fiolhais, físico, Nuno Cardoso Santos, astrónomo, Miguel Castanho, bioquímico, Eugénia Cunha, antropóloga, Jorge Buescu, matemático e Alexandre Quintanilha, físico e biólogo, são outros dos palestrantes do ciclo, que termina, em 15 de julho, com uma sessão sobre o “Envelhecimento”, pelo biólogo celular Miguel Godinho Ferreira.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.