As autoridades de saúde da província de Yunnan afirmaram que Ruili, cidade de mais de 210.000 habitantes, também detetou três casos assintomáticos de cidadãos de Mianmar, com idades entre 24 e 28 anos.
Ruili é um dos principais pontos de passagem a partir de Muse, na vizinha Mianmar, que regista uma escalada de distúrbios desde o golpe militar de 1 de fevereiro, o que provoca o temor de um grande fluxo de pessoas em caso de aumento da violência.
As autoridades sanitárias de Yunnan advertiram para uma "repressão severa das passagens ilegais na fronteira e das pessoas que organizam as mesmas ou dão refúgio", mas não vincularam diretamente o foco às chegadas irregulares de birmaneses.
Ruili vai testar todos os moradores para detetar o vírus e todos serão obrigados a respeitar a "quarentena domiciliar" de uma semana.
Os moradores não poderão sair de casa sem um razão especial e apenas um membro de cada residência será autorizado a comprar produtos de primeira necessidade.
As forças de segurança de Mianmar mataram centenas de pessoas na repressão dos protestos contra a junta militar em todo o país, que exigem o retorno do governo eleito democraticamente.
Comentários