No decorrer da última década têm sido feitos estudos com foco no fator “atenção” - elemento fundamental na nossa vida diária, principalmente no que toca a trabalho, pois influencia a memória, a execução de tarefas complexas e o próprio raciocínio.

Para comprovar cientificamente os efeitos deste chá, os especialistas estudaram os efeitos de duas componentes fundamentais do chá preto: a cafeína e a teanina.

Um estudo publicado na revista científica Nutritional Neuroscience intitulado "A combinação de L-Teanina e Cafeína melhora a performance cognitiva e aumenta o estado de alerta"  investigou o efeito em jovens adultos de uma combinação de 97 miligramas de Teanina e 40 miligramas de Cafeína (o que equivale a entre duas a três chávenas de chá preto – tendo em conta uma chávena de chá de 200 miligramas), na performance cognitiva, no estado de alerta, na pressão arterial e batimentos cardíacos, comparando com os efeitos de um tratamento placebo.

Estes efeitos acima referidos foram analisados antes e após a administração da cafeína e da teanina. A combinação de níveis moderados de teanina e cafeína melhorou significativamente a precisão na execução de tarefas e aumento do estado de alerta, bem como redução do cansaço. Ficou também provado que a combinação entre os dois elementos presentes no chá preto aumenta os níveis de atenção em tarefas cognitivas exigentes, sendo por isso a bebida ideal para começar o dia.

Um outro estudo, intitulado "A relação entre o chá e o consumo de outras bebidas na performance laboral e no humor",veio reforçar as conclusões do estudo anteriormente referido no que respeita ao estado de alerta e redução do cansaço. Demonstrou ainda que o consumo de chá tem a capacidade de melhorar o estado de humor, mantendo-o positivo ao longo do dia e otimizando estados psicológicos e a performance no trabalho, bem como a resolução de problemas de forma criativa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um consumo de cafeína moderado não é prejudicial para a saúde. Este organismo recomenda que não se ultrapasse os 300 miligramas de cafeína por dia, sendo que o chá preto contém, em média, 45 miligramas por chávena, cerca de metade de um café expresso.

É possível, assim, beber várias chávenas de chá preto por dia sem exceder o limite recomendado pela OMS. Para os mais sensíveis aos efeitos da cafeína, o chá permite também a adaptação a cada um, jogando com o tempo que a saqueta de chá está mergulhada na água – menos tempo para menos Cafeína, mais tempo para uma dose maior.

Por outro lado, o chá preto é uma excelente fonte de hidratação, sendo uma forma de beber mais água, especialmente no Inverno. A água tem um papel essencial para o organismo, e é vital para a manutenção da saúde.

O chá pode também ser uma arma útil na perda ou controlo do peso, uma vez que não tem calorias se não for acrescentado açúcar. Além disso, um estudo realizado na Holanda demonstra que quem bebe chá frequentemente terá uma maior tendência para praticar uma alimentação equilibrada, e preocupar-se-á mais com a adoção de estilos de vida saudáveis.

Com todos estes benefícios, o chá preto é uma alternativa saudável para o pequeno-almoço, permitindo usufruir dos seus efeitos positivos ao longo de todo o dia.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.