A campanha começou no centro de acolhimento temporário instalado no Pavilhão do Casal Vistoso, na freguesia do Areeiro, criado para responder à pandemia de covid-19, e vai alargar-se, ao longo da semana, “a todos os outros centros” e estar disponível “na rua, em unidades móveis”, avançou à Lusa o vereador dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa.

A vacinação contra a gripe dirigida a sem-abrigo acontece todos os anos, recordou Manuel Grilo, mas este ano tem “uma particular importância, garantindo que as pessoas com gripe não vão entupir as urgências dos hospitais e dos centros de saúde”.

“Normalmente as pessoas em situação de sem-abrigo têm um conjunto de vulnerabilidades de saúde, por isso é importantíssimo serem vacinadas agora contra a gripe”, salientou o autarca do BE, partido que tem um acordo de governação do concelho com o PS.

Segundo Manuel Grilo, no ano passado foram vacinadas cerca de 700 pessoas em situação de sem-abrigo e este ano “o número não andará muito longe deste”.

Esta campanha de vacinação dirigida à população sem-abrigo é organizada pela Câmara de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Sobre o número de pessoas em situação de sem-abrigo atualmente na capital, o vereador dos Direitos Sociais, que já admitiu que terá subido devido à pandemia de covid-19, avançou que a contagem está a ser feita e que deverá estar concluída até à primeira quinzena de dezembro.

De acordo com os últimos dados da autarquia, do total de pessoas em situação de sem-abrigo em 2018, 1.967 não tinham casa e 361 encontravam-se sem teto (na rua).

Relativamente aos rastreios à covid-19 a estes cidadãos, Manuel Grilo disse que está previsto, “de acordo com a resolução do Conselho de Ministros de domingo”, que “esta população mais vulnerável seja toda testada”.

No entanto, “neste momento ainda não está programado nem preparado este rastreio”, notou.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.