12 de fevereiro de 2013 - 15h27 
Mais de 2.100 casos de febre de dengue foram notificados na Madeira desde o início do surto, em outubro do ano passado, mas a tendência mantém-se decrescente, indica esta terça-feira a Direção-Geral da Saúde.
“Desde o início do surto, a 3 de outubro de 2012, foram notificados 2.164 casos de febre de dengue na ilha da Madeira, a partir dos registos hospitalares e dos cuidados de saúde primários”, revela a nota.
“Outros casos foram reportados, 11 em Portugal Continental e 67 em 12 países europeus, todos em viajantes regressados daquela ilha”, realça a nota, frisando que não se registaram mortes.
A DGS acrescenta que “a monitorização semanal da infeção pelo vírus dengue na Ilha da Madeira demonstra que, desde meados de novembro (semana 46), o número de novos casos tem vindo a diminuir”.
Desde 1 de janeiro e até 3 de fevereiro, a DGS registou 28 novos casos.
“A vigilância entomológica, utilizando armadilhas para ovos e formas adultas, colocadas em locais estratégicos da ilha, tem revelado uma diminuição progressiva da atividade dos mosquitos”, refere ainda a DGS, que reitera as recomendações para proteção individual através da prevenção das picadas de mosquitos.
Os mosquitos foram detetados pela primeira vez na Madeira em 2005.

SAPO Saúde com Lusa