Sob o mote «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir», a campanha assinala também o Ano do Pulmão, sendo suportada por um roadshow que percorrerá, em Portugal, 14 capitais de distrito até ao dia 17 de Novembro, havendo eventos semelhantes em várias e outras cidades europeias.

O objectivo passa por sensibilizar a população para a importância de realizar regularmente uma espirometria, um exame muito importante no diagnóstico precoce e na prevenção de doenças respiratórias, essencialmente na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, uma doença que “progressivamente retira aos doentes a capacidade de respirar”.

A campanha inserida no Ano do Pulmão conta com o apoio de Cristiano Ronaldo que, como desportista, precisa do pleno uso dos seus pulmões. “O que somos e o que alcançamos depende não só da nossa vontade mas também da condição física, da capacidade que o nosso corpo tem de responder ao que dele exigimos. Uns pulmões saudáveis são fundamentais para conseguirmos respirar e para podermos ultrapassar as barreiras que impomos a nós próprios”, refere o jogador.

No dia 14 de Outubro, Dia Mundial da Espirometria, tem início, em simultâneo, em Lisboa e Madrid, um roadshow suportado por uma unidade móvel de saúde e aconselhamento, onde profissionais de saúde vão realizar espirometrias à população (basta colocar o tubo do aparelho na boca, encher totalmente os pulmões de ar e soprar com força até os esvaziar) como forma de sensibilização, desenvolvendo também um rastreio da DPOC.

A unidade móvel da Sociedade Portuguesa de Pneumologia passará ainda em Outubro por Faro (18.), Évora (19), Santarém (20), Leiria (21) e Braga (22), e em Novembro por Setúbal (8), Coimbra (09), Guarda (10), Viseu (11), Aveiro (12), Vila Real (15), Viana do Castelo (16) e termina no Porto, no dia 17 de Novembro, Dia Mundial da DPOC e Dia Mundial do Não Fumador.

2010-10-13