Os resultados da campanha nacional "Dador-Salvador", lançada para colmatar a diminuição de dádivas de sangue em agosto e que hoje termina, são apresentados hoje, em Faro, pelo Instituto Português do Sangue (IPS).
A campanha, que começou a 1 de agosto, decorre em cinco praias portuguesas - Póvoa de Varzim, Figueira da Foz, Carcavelos, Monte Gordo e Quarteira - onde estarão até ao final do dia de hoje unidades móveis de colheita de sangue.
Na altura do seu lançamento, o presidente do IPS, Álvaro Beleza, referiu à Lusa que a principal missão da campanha era sensibilizar sobretudo os jovens, para a necessidade de doar sangue no verão, quando os "stocks" mais diminuem.
Segundo o médico, em agosto as dádivas de sangue diminuem cerca de 10 por cento, altura em que se regista um aumento do consumo para transfusões devido ao maior número de acidentes e internamentos.
Em Portugal existem cerca de 500 mil dadores inscritos mas a maioria tem mais de 50 anos e a ideia do IPS é cativar mais jovens.
Os resultados da campanha são apresentados na quinta-feira às 11:00 no Laboratório Regional de Saúde Pública Dr.ª Laura Ayres, em Faro.
01 de setembro de 2011
Fonte: Lusa
Comentários