Petru nasceu em perfeitas condições em outubro do ano passado, mas, poucos dias depois, precisou de ser internado na unidade de cuidados intensivos (UCI) pediátrica depois de contrair a doença, informaram fontes do hospital Vithas nesta quinta-feira.

Este é um dos casos "excepcionais" nos quais a doença provocada pelo coronavírus Sars-CoV-2 afeta tanto uma criança a ponto de ela precisar de ser internada numa UCI.

O bebé foi infetado em casa pelo irmão, que estava contagiado e assintomático, e desenvolveu doença grave. Ao notarem a evolução da doença, os pais, Cristina e José, imediatamente levaram a criança à emergência pediátrica, onde os médicos decidiram interná-lo.

Inicialmente, Petru apresentou problemas respiratórios e, posteriormente, dificuldades para se alimentar, o que implicou um complexo processo de reabilitação.

"A recuperação foi lenta até à melhora total", segundo as fontes. De início, os pais só podiam vê-lo por videochamada, "uma situação de angústia até que o bebé testou negativo (nos exames) e os pais puderam voltar a estar ao seu lado".

Até ao momento, cerca de 2 milhões de pessoas contraíram COVID-19 em Espanha e 51,5 mil delas morreram neste o início da pandemia.