
“De acordo com uma denúncia da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, o Hospital de Viseu está há três semanas sem realizar mamografias, uma vez que os médicos se recusam a realizar este exame devido ao equipamento se encontrar obsoleto”, diz o BE em nota enviada à agência Lusa.
Acrescenta o partido que “há cerca de 300 pessoas que aguardam para realizar mamografias, estando algumas a ser encaminhadas para o Instituto Português de Oncologia de Coimbra e do Porto e outras ainda para o setor privado”.
“Esta situação causa evidente transtorno aos utentes, além de induzir espera e ansiedade desnecessárias”, reforça.
O BE diz ainda que o Centro Hospitalar, que reúne o Hospital São Teotónio e o Hospital Cândido de Figueiredo, em Tondela, já terá desencadeado o processo para aquisição de um novo equipamento.
“O Bloco de Esquerda considera essencial saber se o concurso para a aquisição do novo equipamento já está aberto, bem como quando se prevê que este esteja a funcionar. A este propósito, é também necessário saber qual o ponto de situação do projeto de radioterapia para o Centro Hospitalar Tondela Viseu, que seria o primeiro no Serviço Nacional de Saúde (SNS) a funcionar num modelo de parceria com o IPO de Coimbra e que se encontra sem evolução há mais de um ano”, lê-se na nota.
Atendendo a estas situações, o BE pergunta se o Governo tem conhecimento desta situação e para que instituições estão a ser encaminhados os doentes, assim com quem assegura o pagamento do exame, bem como o transporte no caso das deslocações para locais mais distantes.
Além disso, o BE quer saber quantas pessoas aguardam mamografias em Viseu.
Comentários