O enfarte agudo do miocárdio ou ataque cardíaco ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e nutrientes.

Os sintomas mais comuns, para os quais as pessoas devem estar despertas, são a dor no peito, por vezes com irradiação para o braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade.

O ovo tem muito colesterol. 20 mitos sobre o coração esclarecidos por uma médica
O ovo tem muito colesterol. 20 mitos sobre o coração esclarecidos por uma médica
Ver artigo

No entanto, estima-se que mais de dois terços da população portuguesa não conhecem os sintomas do enfarte do miocárdio e que cerca de 50% dos doentes com sintomas recorrem a uma unidade hospitalar sem capacidade para realizar o tratamento, o que conduz a um atraso significativo no início da terapêutica adequada.

Esta situação não acontece quando se liga para o 112. "Este ano, os nossos esforços vão concentrar-se na valorização dos sintomas de enfarte agudo do miocárdio, por parte do doente, e no alerta para que na presença desses liguem de imediato para o número de emergência médica - 112, para que seja encaminhado para um hospital que tenha a assistência médica mais adequada", explica João Brum Silveira, médico, presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular e antigo coordenador da campanha "Stent Save a Life – Não perca tempo, Salve uma Vida".

Todos os anos morrem mais de quatro mil portugueses vítimas de um enfarte agudo do miocárdio, ou seja, cerca de 11 por dia.

O que é o Enfarte Agudo do Miocárdio?
O que é o Enfarte Agudo do Miocárdio?
Ver artigo

Campanha nacional tem novo coordenador

Pedro Farto e Abreu é o novo coordenador da iniciativa "Stent Save a Life – Não perca tempo, Salve uma Vida", promovida em Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é especialista de cardiologia pelo Hospital de Santa Cruz desde 1994 e pela Ordem dos Médicos desde 1995.

Pedro Farto e Abreu é responsável da Cardiologia de Intervenção do Hospital Fernando Fonseca desde o seu início e é Coordenador da Cardiologia do Hospital CUF Cascais, desde 2008.

Pedro Farto e Abreu
Pedro Farto e Abreu, médico cardiologista créditos: DR

Em 2004 realizou o “European Healthcare Leadership Programme” do INSEAD. Tem experiência em mais de 11.000 cateterismos cardíacos e 6.000 angioplastias, sendo primeiro cirurgião em cerca de 8.000 diagnósticos e 4.000 angioplastias coronárias, das quais mais de 1.000 em fase aguda de enfarte do miocárdio.

"Assumo este novo desafio com um grande sentido de responsabilidade. Portugal tem sido indicado como um exemplo europeu na implementação desta iniciativa e assim desejamos continuar. Fruto de um trabalho em equipa, esperamos com o Stent Save a Life melhorar a prestação de cuidados médicos ao doente com enfarte e o seu acesso ao tratamento mais adequado", refere Pedro Farto e Abreu.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.