A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), irá anunciar, no próximo dia 14 de Fevereiro, Dia Nacional do Doente Coronário, o balanço do primeiro ano de atividade do programa europeu que integra. Denominado “Stent For Life”, este projeto visa reduzir a mortalidade por Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM), melhorando o acesso dos doentes às terapêuticas mais adequadas, como é o caso da Angioplastia Primária.

Segundo Hélder Pereira, Presidente da APIC e Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta, «no âmbito do programa europeu a que aderimos, Stent For Life, procuramos melhorar o acesso dos doentes ao melhor tratamento para o EAM. Em Portugal, o número de angioplastias realizadas, no tratamento do EAM, estava aquém das realizadas na Europa. Após um ano de participação nesta campanha já conseguimos um aumento significativo no número de doentes que tiveram acesso a esta terapêutica».

O programa europeu “Stent For Life” tem como objetivos:

• Colaborar com o INEM com vista a maior rapidez no transporte pré-hospitalar. As ambulâncias do INEM estão equipadas com aparelhos que permitem diagnosticar o enfarte e encaminhar o doente para o hospital mais indicado.

• Reduzir o tempo para o tratamento adequado, através de uma melhor coordenação intra-hospitalar.

• Informar e sensibilizar a população para os sinais e sintomas de enfarte. Conhecer e compreender os sinais de um enfarte permite agir rapidamente e procurar ajuda médica, através do número europeu de emergência - 112. A rapidez é fundamental para o sucesso do tratamento. A cada minuto que passa o risco de morte aumenta.

A angioplastia primária consiste num procedimento médico para a abertura da obstrução de uma artéria do coração. Faz-se com a colocação de um cateter na artéria obstruída, através do qual se introduz um balão que quando insuflado permite a abertura da artéria e restabelecimento do fluxo sanguíneo. Na maioria das vezes, este procedimento é complementado com a colocação de um stent, dispositivo médico composto por uma pequena malha metálica que mantém o vaso aberto.

Sobre a iniciativa “Stent For Life”:
É uma iniciativa conjunta da Associação Europeia de Intervenção Cardiovascular Percutânea (EAPCI), um núcleo da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), e da EuroPCR. Esta iniciativa é apoiada por dez países europeus, incluindo a Bulgária, Portugal, Turquia, Espanha, Itália, França, Sérvia, Egipto, Roménia e Grécia. Para mais informações visite o site internacional da campanha em www.stentforlife.com

2 de fevereiro de 2012

@Youngnetwork

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.