No seu boletim diário, a Autoridade de Saúde Regional adianta que um dos novos casos é “resultante de análise positiva ao 6.º dia a um viajante, residente em Vila Franca do Campo, e os restantes em contexto de transmissão comunitária”, na sequência de 2.644 análises realizadas nos laboratórios de referência da região e uma em laboratório privado não convencionado.

Por concelhos, a Ribeira Grande tem hoje quatro novos casos (dois no Pico da Pedra, um na Matriz e um na Ribeirinha), Vila Franca do Campo um novo caso, em Ponta Garça, e, em Ponta Delgada, há cinco novos casos (dois nos Arrifes, dois na Fajã de Baixo e um nas Capelas).

Já no concelho da Lagoa há sete novos casos (seis em Água de Pau e um em Santa Cruz).

A Autoridade de Saúde dos Açores informa ainda que “um caso positivo reportado no passado dia 23, em Velas de São Jorge, apresentou comprovativo de infeção anterior e respetiva recuperação, deixando de contar como caso ativo”.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 28 recuperações, 21 das quais em São Miguel e sete na ilha Terceira.

Hoje estão internados três doentes (menos um do que na quinta-feira), todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Nos Açores não há nenhum doente com covid-19 em Unidade de Cuidados Intensivos.

O arquipélago conta presentemente com 279 casos positivos ativos, sendo 265 em São Miguel, quatro na Terceira, oito no Faial, um em São Jorge e um em Santa Maria.

Estão ativas no Faial, duas cadeias de transmissão local primária, uma na freguesia da Praia do Norte e outra em Castelo Branco, concelho da Horta, no Faial.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.217 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.769 pessoas e falecido 33.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 23 de junho, foram administradas nos Açores 204.508 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 114.502 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 90.006 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos 3.893.974 vítimas em todo o mundo, resultantes de mais de 179.516.790 casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.