Todos sabemos que o tabaco é prejudicial, mas será que todos sabemos quais são os seus reais efeitos nos nossos órgãos?

Estas são as 10 coisas que acontecem ao seu corpo se deixar de fumar
Estas são as 10 coisas que acontecem ao seu corpo se deixar de fumar
Ver artigo

Uma enfermeira norte-americana partilhou há cerca de uma semana dois vídeos no Facebook nos quais mostra a diferença entre os pulmões de um fumador e os de uma pessoa saudável. Veja a publicação em baixo.

"Pulmões com cancro, de alguém que fumou um maço de tabaco por dia, nos últimos vinte anos, contra pulmões saudáveis. Ainda querem fumar?", lê-se na publicação.

O vídeo, que já conta com mais de quinhentas mil partilhas no Facebook, foi publicado por Amanda Eller, uma enfermeira do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Nas imagens, as diferenças entre os pulmões saudáveis e os pulmões fumadores são bastante visíveis.

De acordo com um estudo da Universidade de Bristol, cada cigarro fumado rouba onze minutos de vida saudável aos fumadores.

4.000 substâncias com efeitos tóxicos e irritantes

Um cigarro contém cerca de 4.000 substâncias com efeitos tóxicos e irritantes, 70 das quais mencionadas como cancerígenos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de tabaco, na Europa, é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, número que tende a ascender aos dois milhões.

Em Portugal, o consumo de tabaco atinge cerca de 20 a 26% da população, com predomínio de três homens e meio para cada mulher.

O tabagismo causa um grande prejuízo à saúde pública, já que é responsável pela diminuição da qualidade e duração de vida. Tem ainda a agravante de ser um factor de risco não apenas para o fumador, mas para todos aqueles que se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.