Mas existem hábitos que podem estar a impedi-lo de atingir o objectivo tão desejado sem que se aperceba. Evite estes erros e consiga o corpo com que sempre sonhou.

Alimentação inadequada

A alimentação é um dos principais pilares para ganhar massa muscular pelo que deve prestar especial atenção a este factor. Deverá fazer refeições pelo menos de 3 em 3 horas ingerindo equilibradamente alimentos de todos os grupos incluindo proteínas, minerais, vitaminas, lípidos e hidratos de carbono.

Os suplementos de proteína são fortes aliados da hipertrofia muscular mas o seu consumo deve ser moderado. O excesso proteico pode ser prejudicial ao organismo e inclusivamente transformar-se em gordura. Se também ouviu dizer que deve cortar nos hidratos de carbono, desengane-se. Eles fornecem ao corpo a energia necessária durante o dia, deixando às proteínas a tarefa de trabalhar na construção muscular.

Não descansar

A motivação pode leva-lo a passar longas horas no ginásio durante vários dias por semana. No entanto isso poderá estar a impedir o crescimento dos músculos. Num treino equilibrado, o descanso é essencial para que se dê a correta recuperação das fibras musculares. Se treina diariamente, alterne o grupo muscular regularmente, dando tempo ao corpo para regenerar e desenvolver novas fibras.

Não beber água

O processo químico da construção de músculos envolve uma série de reacções tais como a síntese proteica cuja eficácia depende fortemente da água. Uma boa hidratação ainda ajuda a impedir cãibras, combate a fadiga muscular e melhora a circulação sanguínea. Há quem recomende 1.5 litros a 2 litros diários mas há quem vá mais longe esclarecendo que por cada caloria perdida deve ingerir 1 ml de água.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são altamente calóricas traduzindo-se no acumulo de gordura acrescido. Para além desta desvantagem, o álcool ainda dificulta a síntese proteica, diminui os níveis de testosterona, aumenta o risco de desidratação e reduz a capacidade de síntese de novas fibras. Todos estes factores têm um impacto negativo na eficácia do treino, prejudicando o aumento de massa muscular.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.