Estes alimentos podem-no ajudar na luta contra a ansiedade:

- Banana – Esta fruta alivia os sintomas da ansiedade, produzindo serotonina que origina bem-estar. Ganhe energia com este alimento rico em vitamina B6 e triptofano.

- Chocolate – Tendo como preferência o chocolate amargo, estes são ricos em flavonoides que favorecem a produção de serotonina que, tal como a banana, irá originar bem-estar e melhorar o seu humor.

- Carnes brancas e peixe – Consumo de carnes brancas e peixe torna-se, é fulcral na regulação da ansiedade. Para além de produzirem serotonina, possuem ainda um aminoácido denominado taurina que aumenta a disponibilidade do neurotransmissor GABA, utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade de maneira natural.

- Frutas cítricas – Graças à sua vitamina C, a fruta como o abacaxi, a laranja, o limão e o kiwi, são exemplos de citrinos que ajudam a reduzir a hormona que causa stress e estado alerta em nós (hormona cortisol). Desta maneira, auxiliam o sistema nervoso e, certamente, irão melhorar o seu dia.

- Maçã – A maçã é um dos alimentos importantes para combater a ansiedade, sendo rica em zinco, magnésio e vitaminas A, B1, B2, B6 e C, que ajudam na sua redução.

- Lacticínios (leite, ovos e derivados) – Fonte de triptofano, estes vão ajudá-lo. O triptofano aumenta a produção de serotonina que, como já mencionado, dá a sensação de bem-estar e vai deixar o seu organismo relaxar.

- Espinafres – Fonte de uma vitamina antidepressiva natural, ácido fólico, estes ajudam a eliminar resíduos químicos oxidantes que são originados pelo trabalho ou stress. Os resíduos mencionados são responsáveis pela ansiedade, desta maneira os espinafres tornam-se importantes para aliviar os seus sintomas.

- Mel – O mel também ajuda, sendo que também produz serotonina, reduzindo a ansiedade e melhorando o seu humor.

Agora que sabe os alimentos que tem de ter em conta, sugerimos-lhe estas receitas:

Salmão com endro e zimbro

Omeleta de espinafres e delícias do mar

Salada de fruta com iogurte e aveia tostada

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.