Não lhe dizemos que não deve festejar como quer ou pôr o álcool de lado, mas deixamos-lhe aqui algumas dicas que podem ajudar a prevenir aquele dia em que alguns têm por hábito dizer “nunca mais!”.

Alimente-se
Se sabe que o evento (seja ele qual for) a que vai é propício a que abuse um pouco, o melhor é forrar o estômago e, de preferência, ter uma refeição como deve de ser. Os alimentos diminuem a propagação do álcool no estômago e retardam a passagem do mesmo para o intestino onde é rapidamente absorvido.
No dia da ressaca deve optar por alimentos pobres em gordura, ricos em frutas, vegetais e beber muitos líquidos. O pão ou bolachas de água e sal também são recomendados uma vez que, sendo secos e salgados, irão desacelerar a produção de ácido produzida pelo álcool.

Não fumar
São duas combinações prejudiciais para o organismo! O oxigénio no sangue vai ser menor devido à nicotina e o processo de intoxicação será mais rápido.

Bebidas 'alteradas'
Sejam elas destiladas, como os licores e whisky, ou fazer as tão habitualmente designadas 'misturas', existirá maior propensão à má disposição, por causa da concentração e a panóplia de misturas.

Beber líquidos
Deve intercalar a ingestão de bebidas alcoólicas com água ou um refrigerante. A água hidrata e o refrigerante tem carboidratos que ajudam a metabolizar o álcool. A água, para além de hidratar, irá eliminar as toxinas e o álcool. Intercale enquanto estiver a beber álcool, antes de dormir e no dia seguinte.
Alguns chás também são benéficos porque ajudam a renovar as células hepáticas e aceleram a purificação das toxinas. Experimente chá de erva cidreira e chá verde.

Repousar
Já reparou o quanto a luz e o barulho incomodam no dia seguinte?! Isto acontece porque as células cerebrais só começam a recuperar cerca de 5 horas a seguir ao estado de embriaguez e, como tal, estão em estado muito sensível. No dia seguinte dê descanso ao seu corpo e, preferencialmente, deitado num sítio com pouca luz.

Não beber café
O café é diurético logo irá desidratar ainda mais o seu organismo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.