A ouroterapia atua no bem-estar e relaxamento, alinhando o equilíbrio do corpo e da mente. Indicado para quem procura o verdadeiro momento de prazer, e a completa hidratação e remineralização do corpo ou rosto. As flores de artemísia e de maracujá (flor da paixão) deixam o corpo acetinado, deliciosamente nacarado e muito hidratado.

O ouro é um metal de transição brilhante, amarelo, pesado, maleável. O metal encontra-se normalmente em estado puro e em forma de pepitas e depósitos aluvionais e é um dos metais tradicionalmente usados para cunhar moeda.

O ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrónica, como reserva de valor, em medicina, e mais recentemente na estética. Por exemplo, o ouro coloidal (nanopartículas de ouro) é uma solução intensamente colorida que está a ser pesquisada para fins médicos e biológicos.

O uso do ouro em medicina é conhecido como crisoterapia. Na estética é usado em maravilhosos envolvimentos, massagens, banhos, entre outros. A pele fica dourada, cintilante, luminosa e rejuvenescida, com uns energizantes reflexos. Na estética pode-se ir buscar o ouro ao meio marinho.

Este está concentrado numa alga, a "Alga Dourada", a qual absorve este precioso metal e o armazena no seu interior. Juntamente com outras plantas e óleos essenciais, o resultado é glamour e sofisticação numa terapia revitalizante. Apresentamos um cuidado de ouroterapia corporal que deixa a pele hidratada e remineralizada. Neste cuidado mente e corpo ficam em harmonia.

Ambiente
Este ritual deve ter lugar numa atmosfera tranquila com luz indireta e suave. Deverá ser colocada uma música ambiente, relaxante, e a temperatura dentro do espaço deve estar equilibrada.

Métodos Utilizados

Hidroterapia
Por hidroterapia entende-se o tratamento pela água sob as suas diversas formas e a temperaturas váriáveis. A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal.

As reações da aplicação da água são portanto três: nervosa, circulatória e térmica. Neste tratamento utilizou-se um equipamento de hidroterapia, que inclui um sistema de pequenos orifícios pelos quais são expelidos jatos de água a diversas intensidades e vapores a temperaturas diversificadas.

Estes jatos são meticulosamente direcionados para as vértebras, músculos e articulações. No tratamento do ouro a hidroterapia utiliza-se para a cura antisstress e desintoxicação.

Sauna
Utiliza-se após a hidromassagem por forma a libertar o organismo de tensões, colocando-nos num estado de relaxação total. Ao ter um efeito vasodilatador total e periférico possibilita uma absorção total do produto do envolvimento de ouro.

Massagem
É o elemento fundamental do relaxamento, neste tratamento divino e nobre que é o ouro.

Passo a passo

Fase 1: Esfoliação
O esfoliante utilizado é correspondente à terapia do ouro, sendo aplicado com a pela seca, em movimentos circulares de baixo para cima, efetuando alguma insistência em zonas que aparentem algumas rugas, pois é bastante nutritivo e hidratante. Em conjunto com esta terapia existe um pó de ouro que deve ser colocado por cima da camada esfoliante. Misturado com o esfoliante, poderão ser colocadas umas gotas de óleo essencial à base de camélia, caroço de alperce e noz macadâmia.

Fase 2: Banho de Ouro
Durante, aproximadamente 10 minutos, sem remover o esfoliante, efetua-se uma
hidromassagem relaxante, composta por aromaterapia (com essencias de artemisia), cromoterapia, vapores e jatos de água.

Fase 3: Envolvimento Ouro
Executa-se o envolvimento de ouro em todo o corpo e espalha-se depois sobre o corpo o pó de ouro. De seguida, faz-se uma sauna e infravermelhos, ambas feitas no equipamento de balneoterapia usado para a hidromassagem. Esta sauna vai acelerar o processo de aquecimento, que tem um efeito lipolítico, provocando a termolipólise (eliminação de gorduras mediante a ação do calor).

Fase 4: Finalização (massagem)
Nesta fase já apresentamos a totalidade da pele tonificada, apresentando uma tez de pigmentos dourados. Por último, realiza-se uma massagem relaxante com óleo essencial, durante cerca de 50 minutos. A finalização da terapia é marcada por uma leve vaporização de pó de ouro.

Edição: Patrícia Velez Filipe
Fotografia: Guerlain
Agradecimentos: Unique, Lisboa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.