Portugal tem um clima bastante ameno e na maioria dos dias, mesmo em algumas alturas do outono e inverno, o sol impõe-se. Nestes dias, principalmente após um período de frio e chuva, a tendência é sair para o ar livre.

Mesmo em dias com mais frio, desde que o sol brilhe, ninguém dispensa uma exposição na esplanada, de cara voltada ao sol, para recarregar baterias.

O que nos esquecemos de fazer, na maior parte das vezes, é usar protetor solar. E, claro, no final daquele almoço na esplanada, ou do lanche do fim-de-semana, aparece uma vermelhidão na pele: a típica queimadura solar!

Por isso, mesmo durante o período de outono e inverno, se for expor a pele ao sol, lembre-se de ir buscar o protetor solar que sobrou das férias.

Obviamente, ao agir de forma preventiva, os danos serão sempre menores mas nem sempre evitáveis. Há peles mais sensíveis que devem ter menos exposição solar.

Quando o descuido acontece, e a queimadura aparece, é aconselhável o tratamento com recurso a um creme que estimule a cicatrização e regeneração da pele após uma queimadura solar ou queimadura ligeira.

Deve ter especial atenção à colocação de creme na cara e nas zonas do corpo que mais tempo têm de exposição. Quanto ao vestuário, é recomendável a utilização de chapéu e roupas que impeçam a passagem dos raios solares.

Depois, a regra de ouro: mantenha os níveis de hidratação. Isto é ainda mais importante no que respeita às crianças. Devem beber muita água ou sumo de fruta diluído. Mesmo no inverno é importante manter o corpo bem hidratado.

Crianças não se queixam

As crianças, tal como os adultos, na maior parte dos casos, são incapazes de detectar que o escaldão se aproxima. O que interessa é a brincadeira, correr, pedalar na bicicleta. Por isso, convém ter especial atenção aos sinais, de forma a evitar processos dolorosos nas crianças.

Nestes dias de sol de outono, ou inverno, os passeios devem ser incentivados mas convém tomar cuidados para proteger do sol. Pode haver a tendência para vestir calções, ou camisolas de manga curta, deixando a pele das crianças exposta.