A exposição a poluentes como os pesticidas está a tornar os fungos mais resistentes a antibióticos e a aumentar a sua capacidade de espalhar doenças, concluíram cientistas num estudo liderado pela investigadora portuguesa Cristina Silva Pereira.
Os brinquedos sexuais com tecnologia estão no topo das preferências para oferecer este Natal, segundo revela um inquérito da Flame Love Shop. Outra tendência é a opção por kits, sobretudo a Love Box, uma caixa personalizável com diferentes produtos que é enviada pelo correio para surpreender o desti
A associação Abraço afirmou hoje que o aumento do número de casos de VIH em homens que fazem sexo com homens não constitui uma surpresa, defendendo que é preciso encontrar novos métodos preventivos para controlar a doença.
O Tribunal de Leiria condenou hoje três pessoas, entre as quais um médico e uma farmacêutica, a penas de prisão, suspensas na sua execução, pelos crimes de corrupção e burla, com os quais prejudicaram o Serviço Nacional de Saúde.
O Brasil registou uma redução de quase 15,8% no número de deteções de casos de Sida nos últimos seis anos, informou hoje um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde do país.
A Direção-Geral da Saúde e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo são desde hoje parceiras do programa Lisboa +55, que visa combater o sedentarismo e o isolamento entre a população mais velha da capital.
O grupo de apoio às vítimas do amianto criado pela organização ambientalista Quercus, SOS Amianto, recebeu mais de 20 denúncias nas primeiras duas semanas de existência, informou hoje a associação.
A Universidade do Minho reagiu às declarações da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e do Colégio da Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos que colocam em causa a Formação Superior em Optometria e Ciências da Visão.
Os hipermercados vendem os medicamentos sem receita médica, em média, 9% mais baratos do que as farmácias, uma tendência que acontece desde 2007, mas que tem vindo a diminuir, segundo um estudo da associação de defesa do consumidor Deco.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), no Porto, estão a analisar a latência da tuberculose com o objetivo de perceber como é que “algumas pessoas eliminam a bactéria do sistema imunitário", revelou hoje a responsável.
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a um ano e quatro meses de prisão, com pena suspensa, uma mulher por ter circulado vários dias em espaços públicos sem qualquer máscara de proteção, quando estava infetada com tuberculose.
"O CHUC não tem atualmente qualquer resposta para estes doentes durante a noite", alerta o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.
O número de casos suspeitos de sarampo registados este mês na região de Lisboa e Vale do Tejo aumentou para 32, confirmando-se a doença em 22 desses casos, afirmou hoje a Direção-geral de Saúde.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vai integrar um projeto europeu que tem como objetivo analisar o ar e o conforto térmico de idosos que residem em lares do Porto e das cidades espanholas de Barcelona.
Uma centena de trabalhadores dos Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS) manifestou-se hoje contra a ausência de vontade negocial do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, alegando que quer acabar com as convenções coletivas vigentes.
Um total de 46 novos casos de Ébola foram registados no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo) durante a semana de 19 a 25 de novembro, de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde congolês.
A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou hoje que a avaliação custo-benefício da passagem do Centro de Reabilitação do Norte para o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho foi feita.
A Câmara do Porto aprovou hoje por unanimidade “instar o Governo a desenvolver, com urgência”, os procedimentos necessários para entregar à autarquia um terreno em Campanhã, prometido como “contrapartida” pela construção do Centro de Saúde de Ramalde.
A percentagem de novos casos de infeção por VIH em consumidores de drogas injetadas atingiu no ano passado um mínimo histórico, com os casos de transmissão sexual em heterossexuais a serem os mais dominantes, segundo um relatório oficial.
A conclusão consta do relatório anual do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que refere que a percentagem de diagnósticos tardios se mantém “superior à observada na União Europeia”, em especial nos casos entre heterossexuais.
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que o facto de o foco da infeção por VIH estar a passar de um determinado grupo populacional para outro vai obrigar o Governo a adaptar as respostas atuais.
As sociedades de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar vão pedir uma audiência conjunta à ministra da Saúde para propor recomendações que visam melhorar o tratamento da doença aguda em Portugal e evitar “o caos” nas urgências.