Cientistas nos Estados Unidos descobriram cerca de duas dezenas de novas bactérias que usam hidrocarbonetos como o metano, gás com forte efeito de estufa, e o butano como fontes de energia para sobreviver e crescer.
A região leste da Europa é responsável por 82% dos 159.420 novos casos de infeção com VIH diagnosticados na Europa em 2017, indica um relatório publicado hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O parlamento aprovou hoje, na especialidade do Orçamento do Estado, a integração das vacinas da meningite B, do rotavírus e do HPV para os rapazes no Plano Nacional de Vacinação.
Os trabalhadores moçambicanos nas minas da África do Sul só podem renovar os seus contratos de trabalho mediante o rastreio da tuberculose na fronteira entre os dois países, anunciou o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU).
O parlamento aprovou por unanimidade a proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) que prevê a possibilidade de recurso ao ajuste direto para a construção do Centro Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de São João.
A maioria dos trabalhadores dos Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS) do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) esteve ontem em greve, mas muitos dos serviços mantiveram-se operacionais, assegurados pelos funcionários com vínculo precário.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) avisa que o Serviço Nacional de Saúde não terá capacidade para reprogramar nos próximos anos as “milhares de cirurgias” canceladas devido à greve dos enfermeiros em blocos operatórios.
O Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, acusou na rede social Twitter o Partido dos Trabalhadores (PT) de "financiar a ditadura" cubana através do programa 'Mais Médicos".
As Nações Unidas consideram que alimentar um planeta faminto é cada vez mais difícil, porque as mudanças climáticas e o esgotamento dos solos e outros recursos estão a enfraquecer os sistemas alimentares.
O Serviço Nacional de Saúde precisa de mais 5.500 médicos, 30 mil enfermeiros e de 140 farmacêuticos para os hospitais, segundo um retrato apresentado em Lisboa pelas ordens profissionais.
A administradora do Centro Hospitalar do Algarve disse hoje temer que dentro de 20 anos não haja profissionais no Serviço Nacional de Saúde caso não sejam criadas condições atrativas, realçando o défice de médicos nos serviços que gere.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quarta-feira, no continente, céu geralmente pouco nublado e vento fraco. Dez distritos do continente estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte.
O diretor do Centro de Regulação Genómica (CRG) espanhol apresentou em Bruxelas o projeto MycoSynVac, para desenvolver uma vacina sintética contra bactérias do género 'Mycoplasma' em gado para reduzir a quantidade de antibióticos na cadeia alimentar.
A exposição a poluentes como os pesticidas está a tornar os fungos mais resistentes a antibióticos e a aumentar a sua capacidade de espalhar doenças, concluíram cientistas num estudo liderado pela investigadora portuguesa Cristina Silva Pereira.
Os brinquedos sexuais com tecnologia estão no topo das preferências para oferecer este Natal, segundo revela um inquérito da Flame Love Shop. Outra tendência é a opção por kits, sobretudo a Love Box, uma caixa personalizável com diferentes produtos que é enviada pelo correio para surpreender o desti
A associação Abraço afirmou hoje que o aumento do número de casos de VIH em homens que fazem sexo com homens não constitui uma surpresa, defendendo que é preciso encontrar novos métodos preventivos para controlar a doença.
O Tribunal de Leiria condenou hoje três pessoas, entre as quais um médico e uma farmacêutica, a penas de prisão, suspensas na sua execução, pelos crimes de corrupção e burla, com os quais prejudicaram o Serviço Nacional de Saúde.
O Brasil registou uma redução de quase 15,8% no número de deteções de casos de Sida nos últimos seis anos, informou hoje um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde do país.
A Direção-Geral da Saúde e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo são desde hoje parceiras do programa Lisboa +55, que visa combater o sedentarismo e o isolamento entre a população mais velha da capital.
O grupo de apoio às vítimas do amianto criado pela organização ambientalista Quercus, SOS Amianto, recebeu mais de 20 denúncias nas primeiras duas semanas de existência, informou hoje a associação.
A Universidade do Minho reagiu às declarações da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e do Colégio da Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos que colocam em causa a Formação Superior em Optometria e Ciências da Visão.
Os hipermercados vendem os medicamentos sem receita médica, em média, 9% mais baratos do que as farmácias, uma tendência que acontece desde 2007, mas que tem vindo a diminuir, segundo um estudo da associação de defesa do consumidor Deco.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), no Porto, estão a analisar a latência da tuberculose com o objetivo de perceber como é que “algumas pessoas eliminam a bactéria do sistema imunitário", revelou hoje a responsável.