Em destaque
Tarte tatin de tomate cereja
Gastronomia | Vegetariana Contemporânea |
Tipo de prato | Vegetariano Tartes |
Tempo | |
Dificuldade | |
Custo | |
Nível de calorias | |
Doses | 2 |
Ingredientes
Massa
Farinha | 120 g |
Margarina vegana (Alpro) cortada aos pedacinhos | 80 g |
Sal Fino | 1 pitada |
Água | 1 colher de sopa |
Recheio
Tomate cereja cortados a meio | 500 g |
Alho esmagado | 1 dente |
Alecrim | 1 raminho |
Orégãos | 1 colher de sopa |
Açúcar Amarelo | 1 colher de sopa |
Preparação
Massa:
Misture com a ponta dos dedos a farinha, a margarina e a pitada de sal, até ficar uma massa arenosa e tudo estiver bem incorporado. Junte água aos poucos, até ligar. Faça uma bola, achate-a, envolva-a em película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora, no mínimo.
Retire a massa do frigorífico. Faça uma bola com a massa e estenda-a com o rolo da massa, numa superfície enfarinhada, até ter 3 a 5 mm de espessura. Tente estendê-la numa forma circular, para conseguir forrar uma tarteira redonda ou a forma redonda.
Recheio:
Pré-aqueça o forno a 120ºC.
Coloque no fogão uma tarteira ou numa forma redonda de ir ao forno, deite um fio de azeite, o alho esmagado e as folhas de alecrim. Deixe alourar durante 5 mn e adicione o tomate cereja e os orégãos. Vá mexendo até perderem alguma água (5 minutos). Junte o açúcar e mexa bem, para desfazer o açúcar (2 minutos). Retire o alho.
Coloque a massa de tarte por cima do recheio de tomate cereja, calcando bem nos lados. Pique a massa com um garfo e leve ao forno durante 10 a 15 minutos, ou até estar dourada.
Retire do forno e deixe repousar 5 minutos na forma. Com uma espátula solte os lados da tarte e vire-a cuidadosamente para um prato de servir.
Sirva quente.