com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Tarte de limão merengada

A autora do blogue Cozinha Fresh dá azo aos seus dotes culinários e apresenta-nos uma tarte linda com um merengue suave e delicioso

Ingredientes

Base

Bolacha Maria 2 pacotes
Ovos 2 unidade
Manteiga Sem Sal 2 colheres de sopa

Creme de limão

Leite 375 ml
Açúcar 220 g
Maizena 50 g
Manteiga sem sal 80 g
Sumo de limão (+/- 2 limões médios) 160 ml
Raspa de limão médio 1 unidade
Gemas de ovo 6 unidade

Merengue italiano

Água 60 ml
Açúcar fino 220 g
Sumo de limão 10 gotas
Claras 2 unidade

Preparação

Base

Colocar as bolachas no robot de cozinha e triturar completamente. Com o robot em potência média, juntar os ovos e a manteiga, continuar a triturar até obter uma massa homogénea e maleável.

Retirar, colocar numa superfície limpa e juntar toda a mistura formando uma bola. Colocar numa tigela, cobrir com película antiaderente e levar ao frigorífico durante 30 minutos.

Creme de limão

Juntar 300 ml de leite e o açúcar numa panela, levar ao lume em potência média, mexendo sempre até o açúcar dissolver por completo. Deixar levantar fervura. Numa tigela, juntar o restante leite com a Maizena e mexer com a vara de arames até esta se dissolver completamente, adicionar à mistura de leite e açúcar, mexendo sempre, com a vara de arames, até começar a engrossar.

Adicionar a manteiga e mexer até derreter por completo. Adicionar o sumo e a raspa de limão e as gemas, continuar sempre a mexer, durante três a quatro minutos. Retirar do lume e reservar durante um pouco.

Montagem da tarte

Forrar o fundo e as laterais de uma tarteira (+/- 21 cm) com a massa de bolacha, pressionar com o fundo de um copo na base para que esta fique mais lisa. Juntar o creme de limão, alisar a superfície com uma espátula. Levar ao frigorífico durante uma hora (ou até arrefecer completamente).

Merengue italiano

Colocar a água e o açúcar num tacho, levar ao lume (em potência elevada). Envolver bem até que o açúcar se dissolva por completo. Adicionar as gotas de limão e deixar ao lume (em lume médio) até formar uma calda forte (cerca de dois a três minutos após levantar fervura).

Enquanto isto, colocar as claras a bater em potência média, quando estas formarem espuma, sem parar de bater, adicionar a calda de açúcar em fio. Continuar a bater durante alguns minutos (cerca de dez minutos) até obter uma mistura firme e brilhante.

Colocar o merengue num saco de pasteleiro com o bico em forma de estrela. Retirar a tarte do frio e cobrir a sua superfície com pequenos montinhos. Levar ao forno, pré-aquecido a 175 ºC, durante 60 a 90 segundos, ou até os picos do merengue estarem num tom castanho claro.

Dicas

Usar sempre a vara de arames para mexer as várias misturas do creme. Quando adicionar ao leite e açúcar, a mistura de leite com Maizena, mexer continuamente, pois o processo é muito rápido, a mistura engrossa muito depressa e se parar de mexer pode começar a colar à panela. No merengue, quando adicionar a calda, a taça da batedeira irá ficar muito quente, para que o merengue fique firme mais depressa, pode arrefecer-se envolvendo um pano molhado do lado exterior. Desta vez usei uma placa de gel frio (daquelas que usamos para manter o fresco nas lancheiras) que fui passando ao longo da taça.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.