com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Tarte de chocolate e framboesa

Esta tarte tem três camadas de textura e sabor. A base é uma massa areada, bem estruturada e pouco doce, barrada com uma compota de framboesa. A última camada é um cremoso coulant de chocolate, que é simplesmente decadente.

Ingredientes

Base de massa areada

Farinha tipo 55 com fermento 250 g
Açúcar 30 g
Manteiga (fria e cortada em cubos) 125 g
Ovo médio 1 unidade
Sal 1/4 colher de café

Recheio, para primeira camada da cobertura

Açúcar 100 g
Framboesa 125 g
Água 60 ml

Recheio, para a segunda camada da cobertura

Chocolate culinário 75 g
Ovo médio 3 unidade
Manteiga 50 g
Farinha 35 g

Acabamento

Açucar em pó para polvilhar usar a gosto

Preparação

Tempo de preparação: 30 minutos.

Tempo de cozedura: 30 minutos.

Vamos começar pela massa areada

Numa taça, colocar o açúcar, o sal e um ovo inteiro. Bater firmemente com uma vara de arames até duplicar de volume. Acrescentar a farinha, previamente peneirada. Misturar apenas com as pontas dos dedos, até ter o aspecto da areia solta da praia.

Polvilhar a bancada com um pouco de farinha. Colocar por cima a massa. Abrir um buraco ao centro. Adicionar a manteiga. Incorporar e amassar delicadamente até obter uma massa bem ligada e homogénea. A massa está pronta quando não se colar às mãos. Formar uma bola e envolvê-la em película de cozinha aderente

Levar ao frigorífico.

Enquanto a massa repousa no frigorífico, é o momento de preparar a primeira camada da cobertura.

Levar um tacho ao lume com o açúcar e a framboesa. Quando começar a caramelizar, adicionar a água e mexer um pouco. Retirar do lume quando tiver sido obtida a consistência de uma compota com ponto fraco. Reservar.

Vamos agora preparar a segunda camada.

Levar um tacho com água ao lume. Colocar em cima do tacho uma taça inox e deixar ferver a água durante alguns minutos. Desligar o lume (isto é importante por evita que o chocolate aqueça demasiado).

Colocar o chocolate, partido em pequenos quadrados, dentro da taça. Breves minutos depois, estará derretido. Adicionar a manteiga e envolver delicadamente até ficar aveludado e brilhante. Acrescente os ovos, imperativamente um a um, mexendo com a vara de arames. E depois, pouco a pouco, a farinha polvilhada, evitando incorporar ar na massa. Envolver tudo muito bem, sempre com movimentos circulares e delicados.

Está pronto quando a massa estiver homogénea.

É tempo de cozer a massa da base.

Ligar o forno à temperatura de 200 ºC. Colocar uma folha a folha de papel vegetal sobre a bancada. Polvilhar com um pouco de farinha.

Tender a massa com o rolo de cozinha, até ter aproximadamente 0.5 cm de espessura e forma quadrada com 25 cm de lado. Cortar a massa excedente das extremidades. Levar ao forno já aquecido. Retirar imediatamente do forno quando a massa apresentar uma cor tenuemente dourada.

Está quase! Só faltam as coberturas.

Reduzir a temperatura do forno para 175 ºC. Não retirar a massa da base da forma. Deixar arrefecer breves minutos. Espalhar delicadamente a compota de framboesa de forma a preencher toda a área base. Adicionar logo depois a massa de chocolate, cobrindo toda a área da base. Levar ao forno durante não mais do que cinco minutos.

Retirar do forno e deixar arrefecer. Levar ao frigorífico durante uma hora ou até ficar fria.

Agora é tempo da arte final!

Cortar em pequenos pedaços rectangulares com 3 cm x 2 cm.

No momento de servir, polvilhar com açúcar em pó e decorar com frutos silvestres.


Informação Nutricional
Por pessoa: 1 de 100 Calorias: 12.7 kcal Gorduras: 0.6 g Hidratos de Carbono: 1.6 g Sódio: 3.8 mg Fibra: 0.2 g Proteína: 0.1 g Colesterol: 1.1 mg.

Dicas

Dá para aproximadamente 100 pequenas tartes retangulares com 3 cm x 2 cm de lado. Pode usar a uma forma circular de tarte e verá que a tarte vai ficar igualmente deliciosa, só terá que acrescentar mais chocolate à cobertura final, mas respeitando as relações de proporcionalidade dos ingredientes. Neste caso dá para servir 12 a 14 fatias de tarte e não dá tanto trabalho.
Receita do parceiro
Cooked by Fred

Em destaque