Em destaque

Pizza de Presunto, Figos e Cebola Caramelizada

Ingredientes

Massa
Leite morno 100 ml
Azeite 1 colher de sopa
Ovo pequeno 1
Sal 1 colher de chá
Açúcar 1 colher de sobremesa
Alho em pó 1 colher de chá
Farinha de trigo T.65 200 g
Fermento seco biológico 1 colher de chá (ou 7g de fermento fresco)
Guarnição
Cebola caramelizada Casa da Prisca a gosto
Presunto fatiado Casa da Prisca 150 g
Figos frescos cortados em meias luas (com pele) 4
Molho de tomate a gosto
Pimentos assados (podem ser de conserva) algumas fatia
Queijo Mozzarella a gosto
Orégãos algumas folha

Preparação

Amassar à mão:
Coloque num recipiente a farinha, abra uma cavidade a meio e junte ovo, azeite, sal, açúcar, o alho em pó e o fermento seco. Misture estes ingredientes, vá adicionando o leite morno aos poucos e amassando até a massa começar a descolar das mãos e a ficar maleável. Se necessário adicione mais farinha. Forme uma bola com a massa, tape com um pano e deixe descansar em local abrigado, por 30 minutos, até a massa dobrar o volume. Se optar por utilizar o fermento fresco de padeiro, dilua previamente no leite morno que adiciona à massa. Amassar na máquina de fazer pão:
Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina, respeitando a ordem, primeiro os líquidos, depois os sólidos, programe massas lêvedas. Montagem da pizza:
Pré-aqueça o forno nos 200ºC. Coloque a massa em cima de uma bancada polvilhada com farinha. Com o auxílio de um rolo, comece a esticar dando-lhe a forma de um círculo, forre o tabuleiro onde vai colocar a massa com papel vegeta. Pique o fundo desta com o auxílio de um garfo para que coza uniformemente. Barre a superfície da pizza com molho de tomate próprio (quantidade a gosto). Disponha do presunto  em peças pequenas, disponha os figos por cima, os pimentos, espalhe pequenas porções da cebola caramelizada e por último a mozzarella. Para finalizar polvilhe com folhas secas de orégãos. Leve ao forno pré-aquecido cerca de 30 minutos ou até verificar que está cozida. Coloque na segunda calha do forno a contar de baixo, para que a massa fique bem cozida.
Notas: Em alternativa poderá comprar bases de pizzas refrigeradas ou congeladas, e preparar apenas o recheio. As massas feitas por nós requerem um pouco mais de trabalho e paciência, mas a meu ver compensam cada minuto do nosso esforço.

Receita do parceiro

Em destaque