com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Pataniscas verdes de arrasar

Não é só o Hulk que arrasa entre os super-heróis; estas pataniscas verdes também são o máximo. A receita é de Matt Preston, cozinheiro, gastrónomo e ex-júri do "MasterChef Austrália".

Ingredientes

Acompanhamentos

Folhas de aipo reservadas (ver em baixo) 1 colher de sopa de Sal
Azeite, para fritar usar o necessário
Ovos 4
Abacate grande, finamente fatiado, transversalmente 1

Pataniscas verdes

Farinha de trigo com fermento 75 g (½ chávena)
Queijo parmesão, em farripas 20 g (¼ de chávena)
Couve-folhuda (kale) ou folhas de acelgas, grosseiramente picadas (pode misturar 50/50, mas use apenas uma, se preferir) 1 chávena
Aipo grande, finamente picado, folhas reservadas para o sal de aipo 1 talo
Cebolinhas-verdes, partes branca e verde finamente fatiadas 2
Queijo feta grego, esfarelado 100 g
Raspa fina de um limão -
Sal e pimenta-preta, moída no momento usar a gosto
Ovos, ligeiramente batidos 2
Leite gordo 60 ml (¼ de chávena)

Preparação

Aqueça previamente o forno a 180 °C/160 °C para forno ventilado.

Num tabuleiro, coloque as folhas de aipo reservadas e leve a assar no forno durante cinco a oito minutos, ou até ficarem estaladiças, mas sem tostarem. Transfira-as para um almofariz e esmague-as com o pilão até ficarem grosseiramente moídas. Junte o sal e esmague até ficar tudo bem misturado.

Para fazer as pataniscas, numa taça, misture a farinha e o queijo parmesão. Junte a couve-folhuda ou as acelgas, o aipo, as cebolinhas-verdes, o queijo feta e a raspa de limão, tempere a gosto e misture bem.

Faça uma cova no meio e deite os ovos e o leite, mexendo até ligar num polme.

Numa frigideira grande, deite azeite suficiente até atingir 5 mm de profundidade e leve a aquecer em lume médio. Trabalhando por levas de quatro, deite colheres de sobremesa do polme e frite-as durante três a quatro minutos de cada lado, ou até ficarem estaladiças e douradas. Retire as pataniscas com uma escumadeira e deixe-as escorrer numa travessa forrada com papel de cozinha.

Tape folgadamente com folha de alumínio para as manter quentes. Repita o processo com o restante polme, adicionando mais azeite à frigideira à medida que for necessário (mas deixe o azeite aquecer à temperatura ideal antes de recomeçar a fritar).

Enquanto as pataniscas estão a fritar, noutra frigideira, aqueça uma colher de sopa de azeite em lume médio-forte. Parta os ovos para a frigideira, depois tape e deixe fritar durante dois a três minutos, ou até as claras ficarem firmes.

Distribua as pataniscas pelos pratos de ir à mesa. Encime com os ovos estrelados e o abacate, e salpique com o sal de aipo.

Adição de proteína animal: encime com 200 g de fatias de salmão fumado ou oito fatias de bacon estaladiço.

Esta receita é parte integrante do livro "Mais - Mais receitas com vegetais para mais alegria".

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.