Em destaque

Gratinado de beterraba, nabo, batata-doce e cenoura

A chamada comida de conforto serve-se quente, cremosa e cheia de vitaminas

Ingredientes

Cenoura média 1 unidade
Nabo médio 1 unidade
Beterraba média 1 unidade
Batata-doce média 1 unidade
Leite (de preferência magro) 300 ml
Queijo-creme tipo Philadelphia 1 colher de sopa
Queijo Parmesão a gosto q.b.
Queijo Cheddar a gosto q.b.
Sal para temperar q.b.
Pimenta Preta para temperar q.b.
Tomilho seco para temperar q.b.
Noz-moscada para temperar q.b.
Manteiga para untar q.b.

Preparação

Ligue o forno nos 200ºC.

Descasque os legumes e, com a ajuda de uma mandolina, corte-os em rodelas o mais finas que conseguir, para taças diferentes.

Unte as cocottes com manteiga.

Junte o queijo-creme ao leite, tempere com um pouco de sal, noz-moscada e pimenta preta acabada de moer e mexa bem com uma vara de arames. Vão ficar alguns grumos de queijo, não se preocupe. Reserve.

Faça uma camada generosa de um dos legumes nas cocottes, rale um pouco de parmesão e cheddar diretamente para a cocotte e salpique com uma pitada de tomilho seco; faça nova camada de legumes, rale novamente um pouco de parmesão e cheddar, adicione mais um pouco de tomilho e assim sucessivamente até ter uma camada de cada legume, terminando com mais queijo ralado e tomilho (a minha última camada foi de beterraba).

Verta a mistura do leite só até cerca de metade de cada cocotte. Tape (se as suas cocotte não tiverem tampa, cubra-as com alumínio) e leve ao forno cerca de 25 minutos. Isto vai fazer aumentar o líquido e fazer com que o gratinado não seque demasiado na fase seguinte. Como pode escorrer algum líquido da cocotte, pode proteger o fundo do forno com um tabuleiro ou papel de alumínio.

Destape e deixe cozer mais cerca de 30 minutos ou até estar bem dourado e ao introduzir uma faca sentir os legumes macios. Deixe repousar uns 10/15 minutos antes de servir, como entrada, acompanhado de uma salada de rúcula ou outras folhas verdes.

Receita do parceiro

Em destaque