com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Galette de maçã, amêndoa e canela com geleia de marmelo e baunilha

As cores e os sabores do outono marcam presença nesta doce tarte, que reúne duas receitas numa só
Galette de maçã, amêndoa e canela com geleia de marmelo e baunilha

Ingredientes

Galette

Massa folhada 1 base unidade
Maçãs reineta e royal gala 4 unidade
Açúcar baunilhado adicionar q.b.
Açúcar amarelo para polvilhar adicionar q.b.
Canela para polvilhar adicionar q.b.
Amêndoas laminadas adicionar q.b.
Geleia de marmelo e baunilha 1 colher de sopa

Geleia

Marmelo 2 kg
Água 2 litro
Açúcar (se possível para geleia) 1 kg
Baunilha 1 Vagem

Preparação

Galette de maçã

Colocar a base de massa folhada com o papel vegetal no tabuleiro do forno. Enrolar as extremidades e pressionar. Descascar as maçãs. Cortar uma maçã em lâminas com cerca de 0,5cm de espessura. Com a ajuda de um cortador de bolachas, moldar umas estrelas de maçã (ou outra forma que gostar). Regar as estrelas com sumo de limão.

Entretanto triturar as restantes maçãs com o açúcar baunilhado. Espalhar a maçã ralada na base da massa folhada. Polvilhar com açúcar, canela e amêndoa laminada a gosto. Dispor as estrelas por cima. Pincelar os rebordos da galette e as estrelas de maçã com geleia de marmelo. Por fim regar a galette com a restante geleia em fio. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, cerca de 20 minutos ou até ficar dourada.

Geleia de marmelo e baunilha

Lavar bem os marmelos. Cortar em pedaços grandes (com a pele e sementes). Colocar numa panela com a água. Levar ao lume até estarem cozidos. Filtrar e pesar o líquido obtido (Obtive cerca de 1l).

Tradicional: Colocar o líquido obtido na panela com o mesmo peso em açúcar (coloquei metade) e a vagem de baunilha aberta ao meio. Levar ao lume até obter o ponto de estrada ou a consistência desejada. Retirar a vagem de baunilha. Conservar em frascos esterilizados.

Thermomix-Bimby: Colocar o líquido no copo com o mesmo peso em açúcar (coloquei metade) e a vagem de baunilha aberta ao meio. Caso use açúcar para geleias programar 20min/100º/vel 2 (sem a tampinha). Coloque o cesto para evitar salpicos. Caso use açúcar normal, programar 30min/varoma/vel.2 (sem a tampinha) e vá acrescentando mais minutos até obter o ponto de estrada ou a consistência desejada. Retirar a vagem. Conservar em frascos esterilizados.

Dicas

Se usar açúcar especial para geleias, obterá uma consistência mais gelatinosa, o processo será bem mais rápido e renderá mais. No meu caso, usei açúcar normal e demorou mais de 60 minutos até obter o ponto.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.