com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Cheesecake vegan de baunilha e framboesa 

Sem açúcar, sem ovos, sem lactose, sem glúten e sem forno, este bolo transmite leveza e frescura

Ingredientes

Base crocante

Tâmaras descaroçadas 60 g
Noz pecã (ou outro fruto seco) 60 g
Muesli ou granola (opcional) 20 g
Sal 1 pitada
Extrato de baunilha 1 colher de café
Óleo de Coco 1 Fio

Recheio

Caju (cru) 200 g
Sumo de limão 2 (110-150 g cada)
Raspa de limão 1
Baunilha 1 Vagem
Óleo de Coco 80 ml
Creme de coco* 80 ml
Xarope de agave (ou outro adoçante) 120 ml
Sal 1 pitada
Framboesas frescas ou descongeladas (usei também uns mirtilos) 100 g

Preparação

(Para uma forma de 16cm)

Na véspera colocar os cajus numa taça e cobrir com água. O ideal será deixar de molho durante uma noite ou 6h no mínimo. Uns minutos antes de preparar a receita, escorrer muito bem os cajus.

Base

Forrar a base e lateral de uma forma c/fundo amovível (aprox. 16cm) com papel vegetal. Num processador de alimentos, triturar grosseiramente as nozes, as tâmaras com o sal e o extracto de baunilha. Juntar um fio de óleo de coco e misturar bem até conseguir moldar. Espalhar a mistura no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar no frigorífico.  (Thermomix – Bimby: Triturar uns segundos na vel.5 juntar o fio de óleo e triturar novamente uns segundos na vel.9, até conseguir moldar a mistura).

Recheio

Caso o óleo de coco esteja sólido, colocá-lo um pouco em banho-maria até ficar líquido.

No processador de alimentos (ou Thermomix - Bimby), colocar os cajus, o sumo e raspas de limão, as sementes de baunilha, 60ml de óleo de coco, 60ml de creme de coco, o xarope de agave e o sal. Triturar na velocidade máxima até obter um creme liso. Deitar aproximadamente pouco mais de metade do creme na forma, alisar e colocar no congelador uns minutos. Adicionar  à massa restante,  20ml de óleo de coco, 20ml de creme de coco, assim como as framboesas e triturar novamente até obter um creme homogéneo. Provar e se necessário adicionar mais adoçante. Espalhar o creme de framboesa na forma, alisar e levar ao congelador até solidificar. Retirar do congelador 30 minutos antes de servir.

Dicas

*Em alguns hipermercados existem umas garrafinhas ou latas de creme de coco, costumam estar na secção de alimentos indianos. Caso não encontrem podem usar a parte sólida de uma lata de leite de coco  refrigerada. O xarope de agave e o óleo de coco podem encontrar em lojas dietéticas, de produtos naturais ou nos hipermercados. Os frutos secos para a base podem ser nozes, amêndoas, avelãs, etc. As tâmaras são essenciais, servem para amaciar e adoçar. Podem usar o adoçante que preferirem, quanto às quantidades certas, o melhor será provar o creme e ajustar ao vosso gosto.
Receita do parceiro

Em destaque