com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Brioche à tête

Uma só receita de pão doce feito em casa, três formas diferentes de confecionar

Ingredientes

Farinha T55 250 g
Sal 1 colher de café
Açúcar 40 g
Ovos 3
Fermento padeiro 10 g
Manteiga, à temperatura ambiente 165 g
Pasta de baunilha ou essência q.b.
Gema de ovo para pincelar

Forma: mod. Panetone – A Metalúrgica - loja online

Preparação

Máquina de fazer pão:

Colocar na cuba os ovos, o açúcar, o sal, a essência. Espalhar a farinha e o fermento desfeito por cima. Selecionar o programa “Massa”. Quando se formar uma bola, juntar a manteiga aos bocados e deixar amassar até ao final do programa. Se necessário acrescentar mais um pouco de farinha. Deixar levedar 1h dentro da cuba  ou até dobrar de volume.

Thermomix - Bimby:

Colocar no copo os ovos, o açúcar, o sal, a essência e programar 20seg/Vel 2. De seguida adicionar a farinha e o fermento desfeito e programar 3min/Vel espiga. Juntar a manteiga e programar 6min/Vel espiga (Se necessário juntar mais um pouco de farinha). Formar uma bola e reservar num recipiente tapado cerca de 1h ou até dobrar de volume.

Tradicional:

Num recipiente, misturar bem os ovos, o sal, o açúcar e a essência. Espalhar a farinha e o fermento desfeito por cima e misturar com uma colher de pau. Amassar bem manualmente até conseguir formar uma bola. Juntar a manteiga aos poucos e amassar até ficar completamente integrada e obter uma bola lisa e elástica (não pegajenta). Deixar a massa levedar 1h ou até dobrar de volume, tapada num local abrigado.

Colocar a massa na bancada, amassar um pouco de forma a retirar-lhe o ar, formar uma bola, envolver em película aderente e refrigerá-la 2h (deixei a noite toda). Untar uma forma com manteiga. Retirar a massa do frigorífico, amassar um pouco e formar um chouriço (27cm). Com 2/3 da massa formar uma bola fazendo uma covinha no meio e moldar uma cabeça com o restante terço da massa (dentro da covinha). Deixar levedar 2h à temperatura ambiente. Antes de colocar no forno pincelar com gema de ovo. Colocar em forno pré-aquecido a 170ºC cerca de 30 a 40 minutos. Testar com um palito. Deixar arrefecer uns minutos e desenformar.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.