com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Bolo de Carne com Arroz e Ervilhas

Faz-se em vários passos, mas todos eles simples. Uma refeição bonita que torna a mesa ainda mais especial

Ingredientes

Camada 1

Mistura de Frutos Secos (pinhão, nozes pecan e amêndoas) 1 chávena
Manteiga Sem Sal 2 colheres de sopa

Camada 2

Carne Picada (mistura de porco e vaca) 500 g
Azeite 1 colher de sopa
Concentrado de Tomate 1 colher de sopa
Cebola grande picada 1 unidade
Alho Picado 2 dentes
Louro seco 1 folha
Tomilho-limão (só as folhas) 1 haste
Sal e Pimenta a gosto

Camada 3

Ervilhas 500 g
Sal 1 pitada

Camada 4

Arroz Jasmin Pato Real 1 chávena
Água Quente 2 chávenas
Creme vegetal 1 colher de sopa
Sal e Pimenta a gosto

Preparação

Camada 1

Numa panela pequena ou frigideira, e em fogo médio, salteie os frutos secos na manteiga até que fiquem dourados e aromáticos. Reserve.

Camada 2

Num tacho coloque o azeite, e refogue a cebola, os alhos e o louro, até que a cebola fique translúcida. Adicione o concentrado de tomate e deixe cozinhar mais uns segundos. Adicione a carne e tempere de sal e pimenta. Cozinhe até que a carne esteja tenra. Quando a carne estiver praticamente cozinhada junte as folhinhas de tomilho-limão e envolva bem na carne. Quando pronta retire do lume e reserve.

Nota: quando colocar a carne na forma, aconselho que a coloque sem que tenha muito caldo. Deverá escorrer o máximo que conseguir para que fique soltinha, para não se "colar" à forma, e assim facilitar a tarefa de desenformar.

Camada 3

Coloque uma panela com água temperada de sal ao lume, e quando a água estiver a ferver junte as ervilhas e deixe cozer por cerca de 3-5 minutos. De seguida, escorra e mergulhe-as em água gelada, para parar o processo de cozimento e para que mantenham a sua cor verde brilhante. Escorra-as e reserve.

Camada 4

Numa panela, em fogo médio, coloque o creme vegetal e quando estiver derretido junte o arroz, e deixe cozinhar por 1 minuto ou 2, até que o arroz fique branco em alguns pontos. Adicione a água quente. Deixe levantar fervura e em seguida, cubra o tacho e baixe o lume. Deixe cozinhar até que a água tenha sido completamente absorvida. Nessa altura apague o lume e deixe o arroz tapado por mais uns 5 minutos.

Montagem

Numa forma de bolo bundt, comece por espalhar uniformemente os frutos secos no fundo da forma.

Cubra com a carne, espalhando bem.

De seguida coloque as ervilhas.

Termine com a camada de arroz. Comprima o arroz com a ajuda das costas de uma colher de sopa, por exemplo, tão firme quanto possível, tentando fazer com que a superfície fique o mais plana possível, e de forma a compactar as camadas.

Cubra a forma com papel de alumínio e refrigere por uns minutos.

Cuidadosamente, vire o bolo sobre uma superfície plana (use o prato onde vai servir ou uma tábua, por exemplo), e deixe ficar assim a forma invertida por 1-2 minutos antes de desenformar.

Desenforme e sirva.

Nota: É natural de que o bolo perca a sua forma à medida que vá retirando porções.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.