com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Berliners no forno com doce de morango

As bolas de Berlim, que se encontram em qualquer pastelaria Portuguesa digna desse nome, são recheadas com creme de pasteleiro, ao contrário das Berliners que se encontram na Alemanha, recheadas com doce de frutos vermelhos.

Ingredientes

Farinha sem fermento 315 a 375 g (mais um pouco para polvilhar a bancada)
Açúcar 100 g dividido (50g para a massa, mais 50g para polvilhar os Berliners)
Fermento de padeiro em pó 7 g
Sal 1/4 colher de chá
Leite morno (não demasiado quente) 165 ml
Manteiga sem sal derretida 45 g, mais uma colher de sopa para untar os Berliners
Gemas de ovo 2
Extrato de baunilha 1/2 colher de chá
Doce de morango (suave, sem grandes pedaços de fruta) 150 g

Preparação

Numa tigela grande, misturar 125 g de farinha, o açúcar, o fermento e o sal.

Adicione o leite quente, 45 g de manteiga derretida, as gemas e o extrato de baunilha, e bata vigorosamente para misturar bem. Cubra com película aderente e deixe repousar à temperatura ambiente durante dez minutos, até que apareçam algumas bolhas na superfície.

Adicione 190 g de farinha e amasse (na tigela) durante cinco minutos. Se a massa estiver muito húmida e se colar às mãos, vá adicionando uma colher de sopa de farinha de cada vez e continue a amassar até que se desprenda das laterais da tigela e das mãos. Cubra a tigela com película aderente e deixe crescer até dobrar de tamanho (aproximadamente 45 minutos no forno aquecido a 50 °C; à temperatura ambiente a duração vai depender da temperatura do ar, pelo que é necessário ir verificando).

Berliners
créditos: @My Common Table

Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e estenda-a até ter aproximadamente 1 cm de espessura. Use um cortador de biscoitos redondo (usei um aro de empratamento com 8 cm) para cortar círculos idênticos. Se necessário, para fazer os 12 Berliners, junte as aparas da massa e estenda de novo. Coloque delicadamente os Berliners no tabuleiro preparado, cubra com um pano de cozinha limpo e deixe-os crescer no forno aquecido a 50 °C durante 20 minutos, até que eles fiquem empolados.

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Coza os Berliners no forno pré-aquecido durante dez a 12 minutos, até que estejam dourados.

Derreta a manteiga restante e coloque 50 g de açúcar numa tigela. Assim que retirar os Berliners do forno, pincele cada um com manteiga derretida e passe pelo açúcar. Usando uma faca, faça um corte profundo no lado de cada Berliner e, com a ajuda de um saco de pasteleiro, recheie com doce de morango.

Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.