Até 20 de agosto decorre a fase de candidatura para a edição 2012, a terceira, dos Nutrition Awards®. A iniciativa conta este ano com algumas novidades. Entre elas, surge integrada nas iniciativas “Portugal Sou Eu” e plataforma “Portugal Foods”. Os premiados serão conhecidos em outubro.
São ponto de encontro, de partilha de um copo, locais para contar histórias e para discutir. As tascas e as tabernas, «feitas da matéria mais autênticas do nosso país», estão agora em guia. A autoria é de Orlando Leite.
A lista dos melhores vinhos nacionais para o mercado britânico resulta de uma seleção de Julia Harding, Master of Wine. Depois da apresentação em Londres, a 15 de junho, a seleção caracterizada como representativa da “amplitude do notável mundo do vinho em Portugal”, vai estar em mostra em Edimburgo
Frente ao renovado espaço da ala nascente do Terreiro do Paço prova-se agora a ginginha no tradicional copinho de vidro e a “moderna”, em copo de chocolate.
Saboreie um batido de leite com gelado de cacau ao pequeno-almoço... ou receba os seus convidados com um delicioso “shot” de gelado de baunilha e Porto Tawny. Ou então sirva uma entrada de gelado de gambas com folhinhas de alface, para mais tarde se deliciar com um gelado de Roquefort com noz e crem
O mais recente espaço Casa Grande Chocolatier abriu em Matosinhos. Há chocolate em tablete, bombons com inúmeros sabores, chupa-chupas, chocolate em pó. E não falta a incontornável vaca, não fosse imagem de marca.
Na requalificada Ala Nascente do Terreiro do Paço há, agora, um “dois em um” das cervejas. No primeiro piso, o museu, o visitante percorre a história e saber fazer associados à cerveja. Um abrir de apetite para a mesa, no piso térreo, no espaço da cervejaria. Para além da cerveja, há bifes, petiscos
Corre maratonas, tem mau feitio e é um dos grandes chefes internacionais. O três estrelas Michelin Gordon Ramsay tem novo livro em Portugal. “Apetite Saudável” traz-nos as receitas exibidas no programa “Com F Grande”.
Utilizar os produtos típicos da região, mas com um visual mais apelativo, é a proposta lançada aos restaurantes de Trancoso. O chefe Fausto Airoldi colabora com a Raia Histórica nesta iniciativa.
Depois da co-autoria n´ “O Livro de Pantagruel”, obra que já alcançou a invejável fasquia das 74 edições, Maria Manuela Limpo Caetano traz-nos, com a ajuda dos seus filhos Maria e Nuno Caetano, um livro com mais de 600 receitas dos cinco continentes.
Nasceu em Jerusalém. Vingou no competitivo mundo da restauração londrina. Yotam Ottolenghi, um dos chefes de cozinha mais promissores do mundo da cozinha, chega a Portugal com o livro “O Novo Vegetariano” e promete abalar os prazeres da carne.
Em Lisboa, até 24 de novembro, o chefe Cordeiro promete sábados diferentes. Visitas ao mercado, curso e almoço. Worshops no Feitoria Restaurant & Wine Bar, do Altis Belém Hotel & Spa.
Joana Byscaia abre a porta da cozinha e deixa entrar nove chefes de palmo e meio. São quatro meninas de nome Beatriz, duas chamadas Inês, um Jacques, um Rodrigo e um Ricardo, com idades entre os 6 e os 8 anos. Nesta manhã de sábado, eles não vão aprender ballet, nem música, nem natação, mas sim duas
A pensar nos bebés a partir dos 4 meses de idade, a editora Booksmile acaba de lançar três livros recheados de receitas simples de confecionar, muito económicas e com o equilíbrio nutricional adequado.
Para este verão, a Xocoa, em Lisboa, está, entre outras propostas, a convidar a um três em um tentador: gelado mais morangos mais chocolate negro derretido. O resultado chama-se Xocoa Ice.
Uma barra energética produzida à base de figo, amêndoa, mel e alfarroba, destinada a desportistas, é um dos produtos que um grupo de jovens recém-licenciados criou numa povoação rural do interior algarvio.
No novo livro da autoria de Filipa Vacondeus, uma edição Matéria Prima, o talento gastronómico e os conhecimentos nutricionais aparecem de mãos dadas. A parceria com a nutricionista Maria Paes resulta em receitas para toda a família.
O almoço é entregue pela mão de um motorista. A cozinha é caseira, quentinha, saudável. A refeição chega numa marmita. O artefacto dá nome à iniciativa: “A Marmita”. Prova que na crise há oportunidades de mercado. E ganham também os consumidores.