A Zaask realizou um estudo sobre o sector do catering e chefs ao domicílio e concluiu que o que os portugueses mais querem à sua mesa é: boa comida tradicional Portuguesa. Com a ebulição gastronómica que atualmente se vive no nosso país – com tendências desde o Sushi à Cozinha de Fusão – os 74% de pedidos de catering e os 34% de pedidos de Chef ao domicílio para comida portuguesa, demonstram que a tradição ainda reina à mesa dos portugueses.

No que se refere ao catering ao domícilio, os petiscos e tapas surgem logo em segundo lugar com 13% e em terceiro, com 4%, surgem as refeições Gourmet e o Sushi. Os restantes pedidos concentram-se na comida vegetariana, com 3%, comida italiana com 2% e barbecue com 1%. Quanto à dimensão dos eventos, 50% dos pedidos de catering ao domícilio são direcionados para momentos pensados até 50 pessoas. Já no que toca à tipologia de refeição, 28% dos pedidos são para buffet, 16% para catering de casamentos, 12% para jantar volante e/ou jantar sentado, 9% para festas de aniversário e 8% para batizados, primeira comunhão e cocktails.

Ana Zagallo, dona da empresa de catering Sopa Amarela afirma que: “A Zaask é uma janela aberta para muitos eventos que necessitam de propostas à medida. Nesse aspeto, é uma grande mais valia estarmos presentes numa plataforma onde encontramos, logo à partida, o tipo de clientes que mais se adequam ao nosso perfil enquanto empresa de catering.”

Outra das grandes tendências do momento é a contratação de chefs ao domicílio. Neste segmento o jantar é o tipo de refeição mais requerida com 51% dos pedidos. Logo a seguir surge o almoço com 18%, sobremesas com 13%, aperitivos com 10% e pequeno-almoço com 8%. Quanto à altura do ano com maior atividade, o verão é a época em que se registam mais pedidos (34%), seguido do inverno (26%), outono (24%) e da primavera (15%).

Luís Martins, CEO da Zaask, avança que ”a categoria de catering, chefs ao domicílio e cozinha para eventos é claramente uma das áreas com maior potencial na nossa plataforma. Estamos a falar de centenas de eventos que acontecem diariamente em Portugal e que necessitam de profissionais de confiança para fornecer catering de qualidade.”

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.