Que Portugal tem uma gastronomia deliciosa e pratos de fazer crescer água na boca, não é novidade nenhuma. E talvez por isso não seja surpresa para os portugueses que a conceituada revista de moda ‘Vogue’ refira Portugal como "a nova capital europeia da culinária".

O artigo, publicado esta semana no site da publicação, faz questão de elogiar os "ótimos ingredientes" da gastronomia portuguesa que sempre se destacou pelas suas "simples práticas culinárias". Mas segundo a autora do artigo, isto está a mudar graças à nova vaga de chefs que tem sabido reinventar os pratos típicos do seu país. Um desses casos é José Avillez.

"O chef, de 36 anos, quase que reinventou os restaurantes da cidade ao fugir da cozinha rústica e tradicional em favor de algo completamente diferente: pratos criativos, divertidos e modernos. Mas não é o único", afirma.

A publicação refere ainda que tudo isto é possível devido ao facto de estarmos perante uma nova vaga de chefs que tem um objetivo muito específico: ir para o estrangeiro, aprender com os melhores e aplicar os seus conhecimentos culinários cá dentro.

"Inspirados por sabores exóticos e novos métodos de cozinhar, estes chefes estão a aplicar o seu próprio toque inesperado em pratos tradicionais, que servem em pedras, cortiça, madeira ou em coral. A experiência é multissensorial e inesquecível", pode ler-se.

Então mas que restaurantes nacionais é que a Vogue recomenda aos leitores americanos? Belcanto, Alma, Elven, Loco ou Fortaleza do Guincho são apenas alguns dos locais que os turistas não podem deixar de visitar na sua próxima visita a Portugal.