Com o objetivo de promover estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis e equilibrados em meio escolar, o Município de Oeiras, sob a coordenação do CEIDSS - Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde e com o apoio das empresas Sanofi e Nestlé, no âmbito do Programa Oeiras Solidária, mantém em desenvolvimento.

O Programa MUN-SI - Programa de Promoção de Saúde Infantil em Municípios - abrangeu, no final do ano letivo (2015-2016), cerca de 1750 alunos do concelho, 1000 pais e 68 professores, ensinando e apelando para a construção de “Lanches Saudáveis VENCE – Variados, Económicos, Nutritivos, Criativos e Equilibrados”. Este programa do Município de Oeiras, sob a coordenação do CEIDSS - Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde e com o apoio das empresas Sanofi e Nestlé no âmbito do Programa Oeiras Solidária, tem como objetivo diminuir a prevalência da desnutrição, pré-obesidade e obesidade infantil. Envolve a comunidade através de atividades que a mobilizem para uma vida saudável, incidindo quer nos hábitos alimentares quer na promoção da atividade física.

Paralelamente, o Programa AMEA Teens centra-se na promoção da saúde em adolescentes e na intervenção no contexto familiar. Uma equipa de nutricionistas participa neste projeto, através da avaliação do estado nutricional, aconselhamento individual e planificação alimentar, idas ao supermercado para orientação na aquisição de produtos alimentares saudáveis e de acordo com o rendimento familiar, participação em workshops de cozinha saudável com Chefs locais e atividades de grupo, nomeadamente Facebook Challenge e atividades nas escolas.

As atividades são realizadas utilizando os espaços e recursos ambientais naturais do município, contribuindo de forma direta e sustentável para o programa local de saúde.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.