Portugal concorre com Itália, Eslovénia, Chipre, Roménia, Malta, Montenegro e Croácia, para encontrar o melhor profissional de cozinha que representará a região no Congresso Internacional da WACS (World Associations of Chefs’ Societies). Este encontro terá lugar entre 24 e 28 de Janeiro de 2010, em Santiago de Chile.
Carlos Gonçalves, membro da equipa olímpica sénior e subchefe executivo do Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, é o chef português que participa no concurso, assistido por Celso Padeiro, terceiro vencedor do Jovem Cozinheiro do ano 2008 e que trabalha actualmente no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, em Cascais.
É a primeira vez que Portugal se posiciona no centro de atenções mundial durante este concurso, reunindo chefs nacionais e internacionais que disputam o título do representante continental. O desafio decorre durante a Alimentaria, na FIL, Parque das Nações, no próximos dias 19 e 20 de Abril, sendo o grande vencedor anunciado num jantar de gala a 22 de Abril, em Cascais.
Cada Chef terá de criar um menu composto por quatro pratos para 12 pessoas (primeiro, segundo e terceiro prato e sobremesa). As receitas apenas serão conhecidas pelo júri um dia antes da semi-final e os ingredientes principais são os mesmos para todos: coroa de frango para o primeiro prato, um queijo duro e ovos para o segundo prato que é obrigatoriamente ovo-lacto vegetariano, e um robalo de 4kg para o terceiro prato. O quarto prato é a sobremesa, na qual podem utilizar chocolate e/ou mel.
A Alimentaria disponibiliza para esta competição um espaço totalmente equipado com módulos de cozinhas, palco e auditório e uma capacidade de assistência para mais de 200 congressistas, entre os quais chefs, cozinheiros, sommeliers, enólogos, críticos gastronómicos, etc. que irão assistir ao concurso.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.