São dez dias que envolvem cinco dezenas de chefes de nomeada, com nomes como os de José Avillez, Alexandre Silva, Rodrigo Castelo, Miguel Castro e Silva, João Rodrigues, António Galapito, Nuno Mendes, Henrique Mouro, Helena Ventura, José Júlio Vintém, Bertílio Gomes e os dois irmãos gémeos Ivan e Sergey Berezutskiy, do restaurante moscovita Twins Garden, 19º na lista “The World’s 50 Best Restaurants”.

A Lisbon Food Week que se realiza de 26 de setembro a 4 de outubro, chega com dezenas de jantares, almoços, propostas de roteiros gastronómicos, um congresso e tertúlias em torno da cozinha.

Vamos por partes, começando pelas rotas gastronómicas (sugestões na página do evento) e que incluem, por exemplo, um périplo pelos “Restaurantes dos Chefes”, onde e incluem o Prado, o LOCO, Boi Cavalo, Taberna do Calhau, Feitoria, Sala de Corte, entre outros. Ainda nas rotas, podemos contar com a dos “Restaurantes de Hotel”, com o Rossio Gastrobar (Hotel Altis Avenida), o CEIA (Hotel Santa Clara 1728), o Varanda (Four Seasons Hotel Ritz Lisbon). Há, ainda, as rotas dos novos restaurantes, a dos restaurantes clássicos, e dos melhores bifes de Lisboa, assim como a dos melhores pratos de polvo.

No que se prende com refeições conduzidas por chefes de cozinha, ao longo dos dez dias do evento não faltam argumentos para nos levar à mesa, como o jantar a 27 de setembro que põe na mesma cozinha Miguel Castro e Silva e José Júlio Vintém, ou o jantar a seis mãos, a 28 de setembro, com a dupla de gémeos moscovita, os irmãos Berezutskiy, assim como João Rodrigues (restaurante Feitoria, do Altis Belém Hotel & Spa). A 30 de setembro, o jantar também traz tema, “A Ordem da Cabidela”. No Plano Restaurante, a refeição será de festa e de elogio a um prato emblemático e sujeito a muitas interpretações.

No que toca a eventos paralelos, associados a esta “Lisbon Food Wwwk”, a 29 e 30 de setembro, o Pavilhão L/LX Factory acolhe o Congresso dos Cozinheiros (9h30-20h00), com dois dias de demonstrações de cozinha, debates, apresentações e degustações de novos conceitos.

Também a 29 e 30 de setembro, no mesmo local, decorre a Final Nacional Barman do Ano. Entretanto, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a 29 de setembro (14h00, tem lugar o workshop “Cum Pane, uma tarde à volta do pão”. O objetivo é levar os participantes a perceberem o pão, de A a Z, da espiga ao pão. Uma partilha de experiências entre padeiros caseiros, profissionais e novatos.

As conversas gastronómicas, outra das vertentes do evento, contam este ano com o tema “É preciso ter tomates! A mesa como arma de transformação social”. A 3 de outubro, no Gate 67, a conversa vai ligar uma sala de aula dentro de uma cozinha, uma associação de resgate alimentar, um ponto de encontro sírio e o número 64 da Rua de São José.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.